EX-TWITTER

Mais uma comissão do Senado aprova audiência pública sobre o X no Brasil

Em menos de três minutos, a presidente da Comissão de Defesa da Democracia (CDD), Eliziane Gama (PSD-MA), apresentou e aprovou a realização de audiência sobre a atuação da rede social no país e o impacto no processo democrático do país

Eliziane avalia que as declarações do empresário Elon Musk, dono do X, direcionadas ao STF, ao TSE e ao ministro Alexandre de Moraes, são
Eliziane avalia que as declarações do empresário Elon Musk, dono do X, direcionadas ao STF, ao TSE e ao ministro Alexandre de Moraes, são "graves" e demandam "a realização de uma audiência pública" - (crédito: Waldemir Barreto /Agência Senado)
postado em 16/04/2024 14:54

A Comissão de Defesa da Democracia (CDD) do Senado aprovou, na última quarta-feira (10/4), uma audiência pública para discutir a atuação da plataforma X (antigo Twitter) e o impacto no processo democrático no país. O requerimento, de autoria da presidente do colegiado, Eliziane Gama (PSD-MA), foi aprovado de maneira simbólica, ou seja, sem o registro formal de votos, em menos de três minutos.

“O Congresso Nacional, por meio de vários projetos de lei e também em suas Comissões e Plenários, vem debatendo, há anos e intensamente, o papel desempenhado pelas grandes empresas de tecnologia — as chamadas big techs — e pelas redes sociais no processo democrático, principalmente em virtude do impacto nefasto das chamadas fake news e dos algorítmos, que conformam bolhas de percepção manipulada da realidade e destituídas de qualquer espírito crítico”, diz um trecho do pedido.

O pedido da senadora ocorre após a decisão do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), alinhavada com os líderes partidários, inclusive com o aval do líder governista, o deputado José Guimarães (PT-CE), de enterrar o projeto de lei (PL) das fake news (2.630/2020), relatado por Orlando Silva (PCdoB-SP), e de instaurar um grupo de trabalho destinado a formular uma nova proposta.

"Nós estamos formando hoje (terça-feira) um grupo de trabalho com parlamentares e partidos que queiram fazer parte da confecção desse tema", anunciou. A ideia é reunir parlamentares e abrir um canal de diálogo com o Senado, onde tramita um projeto sobre a regulamentação da Inteligência Artificial (IA), para que o novo texto seja apresentado em até 40 dias a partir da instalação do GT.

Eliziane avalia no requerimento que as declarações do empresário Elon Musk, dono do X, direcionadas ao Supremo Tribunal Federal (STF), ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao ministro Alexandre de Moraes, são “graves” e, portanto, demandam “a realização de uma audiência pública para esclarecer as agressões às autoridades brasileiras constituídas, com a participação de responsáveis pela empresa, especialistas e autoridades”.

“Nenhuma empresa e nenhum empresário, sobretudo quando instalados em um país estrangeiro, pode se contrapor frontalmente ao Estado democrático. E no Brasil temos um Estado profundamente democrático — nesse sentido, um dos mais avançados do mundo, o que garantiu, por exemplo, a contenção das atitudes golpistas de 8 de janeiro”, finaliza o documento.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação