CB.PODER

Gilmar Mendes: descriminalização das drogas passa por "incompreensão"

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) foi o convidado do programa 'CB.Poder' desta terça-feira (16/4). Decano ponderou sobre a realidade brasileira na discussão da descriminalização das drogas

"Nas áreas centrais, alguém que seja encontrado com uma grama de cocaína é visto como usuário, mas em cidades satélites, talvez seja considerado traficante", explicou o ministro - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
postado em 16/04/2024 17:34

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes foi enfático em relação as discussões sociais sobre a descriminalização das drogas: “A gente está vivendo um momento de certa tensão dialética e de muita incompreensão”. O decano afirma que a tentativa do STF sobre o tema é fazer a distinção entre usuário e traficante.

A declaração de Mendes ocorreu ao CB.Poder desta terça-feira (16/4) — programa do Correio em parceria com a TV Brasília. O ministro acredita que para não tratar o usuário de drogas como autor de um crime ou de uma infração administrativa, é preciso separar as ações — para não colocá-lo como traficante.

Assista a entrevista na íntegra:


“Por outro lado, considerando as nossas assimetrias sociais, nós sabemos que é a polícia que acaba atuando como juiz, colocando alguém como usuário ou traficante”, analisa Mendes. "Nas áreas centrais, alguém que seja encontrado com uma grama de cocaína é visto como usuário, mas em cidades satélites, talvez seja considerado traficante", exemplifica o ministro.

“Os nossos presídios estão cheios dessas pessoas, que acabam sendo mão de obra do crime. É uma tentativa de fazer uma uma leitura completa, holística desse fenômeno”, reforça Gilmar Mendes.

*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação