Brasil

Número de mortos na tragédia em Brumadinho chega a 134, diz Defesa Civil

Dados foram atualizados no início da tarde desta segunda-feira. Número de desaparecidos caiu para 199

Cristiane Silva/Estado de Minas, Juliana Cipriani/Estado de Minas
postado em 04/02/2019 13:37
Coletiva de imprensa em Brumadinho nesta segunda
Chega a 134 o número de mortes confirmadas no rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), conforme a última atualização da Defesa Civil, divulgada no início da tarde desta segunda-feira (4/2), em entrevista coletiva. Destas vítimas, 120 foram identificadas e 394 localizadas. Outras 199 pessoas seguem desaparecidas.

De acordo com o tenente, com o avançar dos dias, além de ser mais complicada a localização, a logística para um resgate é muito mais difícil e demorada. No estágio atual, para cada novo corpo é preciso fazer um trabalho de escoramento do local e um meticuloso manuseio para não atrapalhar a identificação posterior pelo Instituto Médico Legal (IML).
"Questão de quantidade de corpos vai diminuir mesmo. Com relação a tempo de operação, vai durar meses certamente. Em Mariana, que teve um número muito menor de corpos, ficamos três meses e aqui a gente pretende operar por esse tempo. A gente só vai parar quando for impossível fazer um resgate de corpos ", disse Aihara.
[FOTO1325476]

Durante a madrugada, choveu forte em Brumadinho e as buscas tiveram que ser suspensas por questões de segurança. Quando a chuva deu trégua, uma das aeronaves do Corpo de Bombeiros chegou a sobrevoar a região para localizar pontos seguros para as buscas, mas rapidamente voltou a chover. Os trabalhos continuaram então ao longo do Rio Paraopeba, com militares de barco e outros a pé nas margens.

No início da tarde, o tenente-coronel Anderson Passos, do Corpo de Bombeiros, informou que por volta da 13h30 já havia condições de voo. ;Vamos retomar as buscas gerenciando o risco, exceto num ponto à direita da barragem rompida, que oferece menor segurança;, informou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação