postado em 27/05/2018 19:13
Embora o governo federal tenha anunciado um acordo com representantes dos caminhoneiros para pôr fim à greve que gera uma crise de abastecimento em todo o país, o movimento continua em diversos locais do Brasil, prejudicando o abastecimento do Distrito Federal e a oferta de alguns serviços.
Saiba o que funciona no DF nesta segunda-feira (27/5)
Escolas públicas
As aulas continuam suspensas nas escolas públicas do DF, anunciou Rodrigo Rollemberg neste domingo. Já as creches conveniadas com a Secretaria de Educação funcionarão normalmente.
Saúde pública
Ficarão fechadas, na segunda-feira, as unidades básicas de saúde. Estão suspensas também as consultas de especialidades nos hospitais, nas policlínicas e as cirurgias e procedimentos seletivos e cirurgias eletivas. Só serão atendidos casos de urgência e de emergência.
Transporte público
Segundo o GDF, os caminhões com combustível que estão sendo escoltados até os postos do DF garantiram o funcionamento integral da frota de ônibus tanto no DF quanto no Entorno nesta segunda-feira.
O metrô também têm funcionamento normal. Segundo a assessoria da empresa, caso haja necessidade, o serviço poderá ser reforçado nos horários de pico.
Aeroporto
O Aeroporto continua funcionando, mas sem combustível para abastecer as aeronaves. Assim, só pousam os aviões que têm condições de seguir viagem. Quem tem viagem marcada para esta segunda-feira (partindo ou chegando) precisa checar com a empresa aérea a situação de seu voo.
Universidades
A Universidade de Brasília (UnB) não cancelou as aulas, no entanto, solicitou aos professores que mantenham a flexibilização da frequência nas aulas e evitem atividades de avaliação e provas na segunda-feira.
Entre as faculdades particulares do DF, o Centro Universitário de Brasília (UniCeub) vai manter o horário normal das aulas. O Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), o Centro Universitário UDF, e a Universidade Católica de Brasília optaram por cancelar as aulas na segunda-feira (28/5).
Coleta de lixo
O SLU continuará realizando o trabalho de coleta de lixo domiciliar e de limpeza e reitera a necessidade da população continuar colaborando.
Postos de gasolina
A PMDF deve continuar a escoltar caminhões-tanque até os postos de gasolina para que os motoristas possam a abastecer seus carros. Quem pretende encher o tanque na segunda-feira, no entanto, talvez enfrente longas filas, a exemplo do que se viu no sábado e no domingo.
CEB e Caesb
As companhias responsáveis pelo abastecimento de água e luz continuam usando as viaturas apenas para atendimentos emergenciais.
Eventos cancelados
Dois grandes eventos que estavam previstos para os próximos dias foram adiados. A Feira do Livro de Brasília, que começaria no dia 1; vai ocorrer entre 8 e 17 de junho. O local continua o mesmo: o Shopping Pátio Brasil. A Campus Party também foi adiada, mas há informações discordantes sobre quando ela deve ocorrer.