Cidades

Prepare-se para a segunda-feira: o que funciona no DF no 8º dia de greve

Aulas nas escolas públicas continuam suspensas e alguns serviços de saúde não serão oferecidos. Transporte está garantido. Confira a situação de Brasília

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 27/05/2018 19:13
Escolas públicas ficam fechadas. Creches conveniadas com o GDF funcionam
Embora o governo federal tenha anunciado um acordo com representantes dos caminhoneiros para pôr fim à greve que gera uma crise de abastecimento em todo o país, o movimento continua em diversos locais do Brasil, prejudicando o abastecimento do Distrito Federal e a oferta de alguns serviços.

Saiba o que funciona no DF nesta segunda-feira (27/5)

Escolas públicas

As aulas continuam suspensas nas escolas públicas do DF, anunciou Rodrigo Rollemberg neste domingo. Já as creches conveniadas com a Secretaria de Educação funcionarão normalmente.

Saúde pública

Ficarão fechadas, na segunda-feira, as unidades básicas de saúde. Estão suspensas também as consultas de especialidades nos hospitais, nas policlínicas e as cirurgias e procedimentos seletivos e cirurgias eletivas. Só serão atendidos casos de urgência e de emergência.

Transporte público

Segundo o GDF, os caminhões com combustível que estão sendo escoltados até os postos do DF garantiram o funcionamento integral da frota de ônibus tanto no DF quanto no Entorno nesta segunda-feira.

O metrô também têm funcionamento normal. Segundo a assessoria da empresa, caso haja necessidade, o serviço poderá ser reforçado nos horários de pico.

Aeroporto

Ainda é preciso checar se seu voo está confirmadoO Aeroporto continua funcionando, mas sem combustível para abastecer as aeronaves. Assim, só pousam os aviões que têm condições de seguir viagem. Quem tem viagem marcada para esta segunda-feira (partindo ou chegando) precisa checar com a empresa aérea a situação de seu voo.


Universidades

A Universidade de Brasília (UnB) não cancelou as aulas, no entanto, solicitou aos professores que mantenham a flexibilização da frequência nas aulas e evitem atividades de avaliação e provas na segunda-feira.

Entre as faculdades particulares do DF, o Centro Universitário de Brasília (UniCeub) vai manter o horário normal das aulas. O Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), o Centro Universitário UDF, e a Universidade Católica de Brasília optaram por cancelar as aulas na segunda-feira (28/5).

Coleta de lixo

O SLU continuará realizando o trabalho de coleta de lixo domiciliar e de limpeza e reitera a necessidade da população continuar colaborando.

Postos de gasolina

A PMDF deve continuar a escoltar caminhões-tanque até os postos de gasolina para que os motoristas possam a abastecer seus carros. Quem pretende encher o tanque na segunda-feira, no entanto, talvez enfrente longas filas, a exemplo do que se viu no sábado e no domingo.

CEB e Caesb

As companhias responsáveis pelo abastecimento de água e luz continuam usando as viaturas apenas para atendimentos emergenciais.

Eventos cancelados

Dois grandes eventos que estavam previstos para os próximos dias foram adiados. A Feira do Livro de Brasília, que começaria no dia 1; vai ocorrer entre 8 e 17 de junho. O local continua o mesmo: o Shopping Pátio Brasil. A Campus Party também foi adiada, mas há informações discordantes sobre quando ela deve ocorrer.
A Feira do Livro começará só no dia 8 de junho


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação