Cidades

Dezesseis urnas foram trocadas no DF e três pessoas detidas, segundo TRE-DF

Apesar disso, de acordo com o TRE, a votação na capital ocorre de forma tranquila

Walder Galvão - Especial para o Correio
postado em 28/10/2018 12:18
Apesar disso, de acordo com o TRE, a votação na capital ocorre de forma tranquila
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) divulgou que, até as 11h40 deste domingo (28/10), ocorreram 16 trocas de urnas no Distrito Federal. Problemas na bateria, no teclado, desligamento automático e falha na biometria foram os motivos que levaram à substituição das máquinas.

As falhas ocorreram em Ceilândia (3), Paranoá/Lago Norte (2), Santa Maria (1), Samambaia (1), Asa Norte (1), Gama (1), Lago Sul (5), Águas Claras (1) e Cruzeiro/Sudoeste (1).

Além disso, o órgão registrou 13 denúncias por meio do aplicativo para aparelhos eletrônicos Pardal, da Justiça Eleitoral. Desde o primeiro turno, foram contabilizados 1.133 registros dessa natureza no dispositivo. Mais 559 ocorrências foram registradas no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Prisões também marcaram o dia de votação do segundo turno no Distrito Federal
. Três eleitores que tentavam fazer registros fotográficos das urnas foram detidos. Dois casos aconteceram no Recanto das Emas e um na Fercal.

De acordo com Fernando Velloso, assessor de imprensa do TRE, a votação na capital está ocorrendo de forma tranquila. ;Percebemos que melhorou bastante o derrame de material e a sujeira feita pelos candidatos;, explicou, referindo-se aos santinhos, que diminuíram em relação ao segundo turno nas ruas do DF.

Eleições no exterior


O TRE informou que em alguns países do oriente médio as votações já estão encerradas. Outra curiosidade, é de que há alguns países em que a votação terminará depois do Brasil, por conta do fuso horário.

No total, há mais de 1.500 brasilienses em 99 países distintos. Segundo o TRE, não há registro de anormalidades nas votações nesses locais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação