Cidades

Caminhada contra feminicídio termina com roda de conversa em Planaltina

O marido de Letícia Curado, assassinada em 23 de agosto, Kaio Fonseca, 25, participou do evento e falou sobre uma rede de apoio criada para evitar crimes contra as mulheres

Alan Rios
postado em 01/09/2019 11:50
Grupos de mulheres organizaram uma roda de conversa no local com autoridades, ativistas e especialistas em políticas públicas A caminhada Feminicídio Não, em memória às mulhres vítimas de violência, ocorrida na manhã deste domingo (1/9), em Planaltina, terminou ao lado da administração da cidade, onde ocorria um outro evento. Grupos de mulheres organizaram uma roda de conversa no local com autoridades, ativistas e especialistas em políticas públicas. As atividades contaram com aulas de defesa pessoal, palestras sobre independência financeira e diálogo com delegados da região.

Um dos presentes foi o responsável pela investigação que prendeu Marinésio dos Santos Olinto, 41 anos, o delegado da 31; Delegacia de Polícia (Planaltina), Fabrício Augusto Machado. "Esse tipo de evento serve para unir a comunidade e abrir a consciência das pessoas enquanto sociedade, para que todos tenham atenção aos casos de violência contra a mulher", disse.

O marido de Letícia Curado também participou do evento. "Depois que minha esposa desapareceu, muita gente nos ajudou e criamos uma rede de apoio muito grande, que aumentou depois da notícia da morte. Isso é importante para que a gente discuta mais sobre o que as mulheres sofrem, porque isso pode evitar que crimes assim não aconteçam mais", explicou Kaio Fonseca, 25.

Abraçado por representantes de grupos de apoio, ele contou ainda que seu filho, de 3 anos, sente a falta da mãe. "Ele pergunta muito por ela. Como é uma criança pequena, ainda não sabe o que aconteceu, mas eu acho que ele tem noção", frisou.

Caminhada pela paz

A memória de mulheres assassinadas e a conscientização para evitar novas vítimas foram marcas de um ato em Planaltina, na manhã deste domingo (1/9). A Caminhada Feminicídio Não foi organizada por moradores da região e reuniu centenas de pessoas em frente à Feira Permanente.

Entre os presentes, estiveram familiares de Genir Pereira, 47 anos, morta em junho de 2019 por Marinésio Olinto, 41. A filha da diarista se emocionou com as palavras entoadas no protesto. "Minha mãe era uma pessoa alegre, trabalhadora, que foi mais uma mulher vítima de violência. A insegurança nos deixa muito vulneráveis e precisamos de apoio", disse Jaiane de Sousa, 22, uma das organizadoras do protesto.

Um pedido recorrente das participantes do ato é por transporte público de qualidade, como contou a organizadora da caminhada, Jéssica Grigorio, 23. "Se nós, mulheres, tivéssemos mais opções de ônibus, não precisaríamos de carro pirata. Isso evitaria muita insegurança." Ela também antecipou que o grupo organizador da manifestação fará um abaixo assinado para pedir a volta dos micronibus, que promoveriam uma maior circulação de transporte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação