Cidades

Coronavírus: onde pedir ajuda, fazer denúncias e buscar conteúdo confiável

O Correio elaborou uma série de serviços que os cidadãos podem procurar durante o período de quarentena. Além de maneiras de contribuir na luta contra à pandemia

Diante das medidas tomadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para o combate ao Covid-19 na capital, muitos serviços foram interrompidos após diversos decretos. Agora, a demanda da população está enfrentando mudanças. Por isso, os órgãos públicos locais e a comunidade estão se mobilizando para resolver os problemas que estão surgindo durante período de isolamento social para reduzir a proliferação do novo coronavírus. 

O Correio identificou serviços que são importantes neste momento e pontuou o que está sendo feito para que os moradores consigam enfrentar a situação, além de indicar algumas atividades que podem ser praticadas dentro de casa durante a quarentena.

Alterações nos serviços no DF 

Na última quarta-feira (01/4), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), estendeu o período de isolamento devido ao coronavírus. Até agora, o DF já registrou 400 casos de infectados com o vírus. O novo decreto determinou o fechamento do comércio brasiliense até o dia 3 de maio. 

Apenas continuam autorizados a funcionar normalmente serviços como clínicas e consultórios médicos e odontológicos, laboratórios e farmácias, além de clínicas veterinárias, mas somente para atendimentos de urgência. 


DÚVIDAS OU DENÚNCIAS

Para tirar dúvidas ou denúncias sobre estabelecimentos abertos irregularmente, é preciso ligar para o número 162, opção 2, ou 190, ou ainda nos números fixos da Secretaria 3961-5125/5126, (primordialmente dúvidas e informações).

Para registrar reclamações, sugestões, denúncias, elogios e solicitações acesse o www.ouv.df.gov.br ou ligue para 162 (de segunda a sexta, das 7h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h).

Também funciona junto às ouvidorias o Serviço de Informações ao Cidadão (SIC). Para registrar um pedido de acesso à informação relacionado aos órgãos e entidades públicas integrantes do Poder Executivo Distrital acesse www.e-sic.df.gov.br.

PREÇOS ABUSIVOS 
 
O Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF) realiza o trabalho de fiscalização, visa combater o aumento injustificado dos preços praticados por comerciantes contra os consumidores. Máscaras, álcool em gel e luvas são os principais produtos que sofrem com a irregularidade devido ao novo coronavírus.
 
Consumidores que flagrarem a cobrança de preços abusivos na venda de álcool em gel, máscaras, luvas ou outros insumos podem entrar em contato com o Procon pelo telefone 151 ou pelo e-mail 151@procon.df.gov.br. 

DIREITOS HUMANOS

A central de denúncias da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) disponibiliza um contato de WhatsApp com o intuito de receber relatos de cidadãos e servidores públicos que foram vítimas ou presenciaram irregularidades de conduta com relação ao Covid-19. Para fazer a denúncia, basta entrar em contato pelo número (61) 99904-1681.

IGREJAS 

Cultos, missas e rituais de qualquer credo ou religião continuam suspensos até 3 de maio. A decisão é para que não haja aglomerações de pessoas durante as reuniões. 


EDUCAÇÃO 

Na área de educação, as
 aulas da rede pública estão suspensas até 31 de maio. As alterações necessárias para o cumprimento do calendário escolar serão estabelecidos pela Secretaria de Educação, após o retorno das aulas. Colégios públicos e privados, creches, faculdades e universidades poderão adotar antecipação do recesso ou férias escolares. A medida fica à escolha de cada unidade. 

 
LAZER

No lazer, festas, shows, eventos esportivos e afins de qualquer natureza, que exijam licença do Poder Público, cinema e teatro, academias de esporte de todas as modalidades, visitação a museus, zoológico, parques ecológicos, recreativos, urbanos, vivenciais e afins, boates e casas noturnas, continuam fechados até 3 de maio. 

COMÉRCIO

Nos shoppings fica liberado o funcionamento de laboratórios, farmácias, clínicas e consultórios médicos, odontológicos e veterinários. 

Nas feiras permanentes deve funcionar a comercialização exclusiva de gêneros alimentícios, seja para consumo humano ou animal, sendo proibido o funcionamento de restaurantes e praças de alimentação, o consumo de produtos no local e a disponibilização de mesas e cadeiras aos frequentadores. Veja lista das que estão autorizadas:

Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa)
Feira Central de Ceilândia
Feira de Hortifrutigranjeiro de Planaltina
Feira Modelo de Sobradinho
Feira do Paranoá
Feira Permanente de Brazlândia.
Feira Permanente da Candagolândia
Feira Permanente do Cruzeiro
Feira Permanente do Gama
Feira Permanente do Guará
Feira Permanente da Estrutural
Feira Permanente da Guariroba
Feira Permanente do Jardim Botânico
Feira Permanente do Núcleo Bandeirante
Feira Permanente do P Norte – Ceilândia
Feira Permanente da QNL – Taguatinga
Feira Permanente de São Sebastião
Feira Permanente de Sobradinho 2
Feira Permanente da 313 de Samambaia
Feira Permanente da 510 de Samambaia
Feira do Produtor de Ceilândia
Feira do Produtor de Vicente Pires


ATENDIMENTO BANCÁRIO

Os atendimento em agências bancárias e cooperativas de crédito públicas e privadas estão liberados somente os atendimentos referentes aos programas bancários destinados a reduzir as consequências econômicas do novo coronavírus, bem como os atendimentos de pessoas com doenças crônicas.

AJUDA

Para ajudar a atender a população do DF, o governo local está recebendo doações. Elas podem ser feitas em dinheiro, serviços, móveis, imóveis, insumos e equipamentos. As doações em dinheiro devem serem feitas no BRB (Banco 070), Agência 0100-7, conta-corrente n° 062.958-6, CNPJ 00.394.684/0001-53. Já as doações de produtos deverão ser entregues à Secretaria de Economia (CNPJ 00.394.684/0001-53), no seguinte endereço: SIA – SAPS, Trecho 1, Lote H, Brasília, DF. Para mais informações ligue na Central 156 ou acesse www.portaldovoluntariado.df.gov.br

Também é possível contribuir com os mais atingidos pela crise causada pela pandemia com doações de alimentos e de produtos de higiene arrecadados por entidades e organizações não governamentais (ONGs). Os moradores de ruas também precisam de ajuda.


INFORMAÇÕES FALSAS

Os cidadãos também podem ajudar no combate contra as fake news sobre saúde. O Ministério da Saúde está disponibilizando um número de WhatsApp para envio de mensagens da população. Vale lembrar que o canal não será um SAC ou tira dúvidas dos usuários, mas um lugar exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira.

Qualquer cidadão poderá enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação é correta, antes de continuar compartilhando. O número é (61) 99289-4640.

SERVIÇOS

Além das medidas previstas nos decretos publicados pelo Governo do Distrito Federal, os órgãos da capital estão trabalhando com ações para auxiliar os brasilieneses. São programas de ajuda financeira, desburocratização dos serviços oferecidos pelo GDF, linhas de créditos para microempreendedores, atendimentos por telefone, entre outros.  Confira a lista abaixo:

Iges-DF lança plataforma Especial Covid-19

plataforma EaD Iges-DF Especial Covid-19, que compartilha vídeos, cursos e treinamentos em ambiente virtual para o combate à pandemia. O serviço foi lançado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF). A ferramenta tem como intuito elevar a aprendizagem dos profissionais da saúde, além de oferecer conteúdo gratuito de educação em saúde para a população.

Liberação de medicamentos terá mudanças durante a pandemia 

A Diretoria de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde (Diasf) publicou uma nota normativa com orientações sobre a disponibilidade e liberação de medicamentos no período de combate ao coronavírus. Para isso, foi feito um processo de reorganização de trabalho para diminuir a circulação de pessoas e o excesso dos serviços de saúde.

Sejus lança cursos on-line para pessoas em isolamento social 

A Secretaria de Justiça e Cidadania lançou a Escola Sejus, que oferece oficinas e cursos on-line gratuitos neste período de isolamento social instituído para evitar a proliferação do novo coronavírus. Interessados podem utilizar a plataforma, por meio do site escola.sejus.df.gov.br.

BRB lança aplicativo para abertura de conta de pessoa jurídica 

O BRB atualizou, nesta segunda-feira (30/3), o aplicativo BRB Conta para simplificar o processo de atendimento de novos clientes, especialmente os que queiram aderir ao Supera-DF. A atualização incluiu a opção para abertura de contas de clientes considerados pessoas jurídicas.  

Por meio do app, os novos clientes enquadrados na categoria Pessoa Jurídica (PJ) passam a ter  todo o processo de abertura de conta, fornecimento da documentação necessária e acompanhamento da aprovação do crédito totalmente pelo canal digital.


Estudantes da Escs reforçam atendimento do TeleCovid 

O TeleCovid começou a dispor da participação dos estudantes do último ano de medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde(Escs). Cerca de 50 alunos vão ser voluntários durante todo o tempo de combate à pandemia do coronavírus. Além de oferecer atendimento remoto, darão um reforço às equipes nos três turnos.


Adasa adia reajuste de tarifas da Caesb 

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) adiou para 1° de outubro a vigência do Reajuste Tarifário Anual da Caesb, que seria cobrado a partir de 1° de junho. A medida foi tomada em virtude da decretação do Estado de Calamidade Pública no país, por conta da proliferação da Covid-19 e, também, as precauções de tendência acentuada de queda na atividade econômica e de elevação na taxa de desemprego.


Brasília Ambiental oferece jogos para lazer e educação em casa

A equipe da Unidade de Educação Ambiental (Educ) do Brasília Ambiental disponibilizou, em versão on-line (PDF), o jogo de cartas da coleção Eu Amo Cerrado, dividido em duas formas de brincar: Memória e Pirá-Brasília. São dois lúdicos instrumentos de lazer e educação ambiental para adultos e crianças.


Cras e Creas implantam atendimento via telefone 

Os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) passaram a viabilizar o tele-atendimento à população do Distrito Federal. Por serem unidades da Política de Assistência Social com alta rotatividade e concentração de pessoas, ficou estabelecido que o atendimento presencial ficasse temporariamente suspenso. A medida segue orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) de evitar aglomerações, capazes de disseminar o novo coronavírus.

* Estagiários sob supervisão de Nahima Maciel

 

Walder Galvao/CB/D.A Press -
Marcelo Ferreira/CB/D.A Press -