Correio Braziliense
postado em 08/05/2020 21:01
Troca de chefia na UTI do Hran, máscara obrigatória para motoristas e cobradores e aumento de casos no DF: veja quais são as notícias desta sexta (8/5) relacionadas à pandemia do novo coronavírus.1. Solidariedade - Um total de 11 instituições que cuidam de idosos vão receber doações arrecadadas pela ‘Live solidária’ na festa virtual ThrowBack – Axé Saudade, transmitida nesta sexta (8/5) pelas redes sociais. Com ações para tentar reduzir o impacto da pandemia entre a população mais vulnerável, instituições, comunidade e órgãos do GDF se uniram em um mutirão de ajuda que vai desde distribuir cestas básicas e material de higienização até conserto de maquinário.
2. Justiça - O STJ rejeitou um habeas corpus preventivo impetrado por servidor público para suspensão do uso obrigatório de máscaras. Ele alegava que a obrigatoriedade impedia o direito de ir e vir, mas o juizado não concordou e alegou provas insuficientes. A partir de agora, o uso e máscaras e álcool em gel por cobradores e morotistas, incluindo os de táxi e aplicativo, é obrigatório por lei. O descumprimento implica em multa de R$ 200.l. A Justiça também suspendeu o repasse de R$ 90 milhões que o GDF faria às concessionárias de transportes públicos com o objetivo de compensar redução no número de passageiros devido à covid-19. As empresas têm 30 dias para contestar a decisão.
3. Nos hospitais - Nesta sexta (8/5), a Secretaria de Saúde registrou mais duas mortes pela covid-19, totalizando 37 no DF. Chega a 2.442 o número de casos confirmados do coronavírus. Desses, 1.180 estão recuperados. Em Manaus, o médico emergencista Isaac Sanglard relata cenas dramáticas durante a experiência de voluntariado em um hospital. A capital amazonense assiste ao colapso de seu sistema de saúde. O GDF decidiu fazer mudanças no Hran após a transferência de pacientes graves para unidades particulares conveniadas: houve troca de chefia na UTI.
4. Sistema penitenciário - Internos receberam mensagens de Dias das Mães. Mesmo com as visitas presenciais suspensas, eles receberam “visitas virtuais” dos familiares, com mensagens gravadas por eles. O Complexo Penitenciário da Papuda ganhou um ponto de testagem rápido por drive-thru exclusivo para servidores com sistomas da covid-19. Ao todo, . Desses 279 são presidiários e 110 policiais penais.
5. Casos confirmados e mortes - A Secretaria de Saúde registrou mais uma morte por coronavírus no Distrito Federal na tarde desta sexta-feira (8/5). A vítima, do sexo feminino, tinha 73 anos e era moradora de Ceilândia. Essa seria a 36ª morte no DF em decorrência da covid-19. Após esse registro, a Secretaria de Saúde atualizou em sua página outra morte, sobre a qual ainda não se tem maiores informações, totalizando 37 óbitos. O DF chegou a 2.442 casos confirmados da doença. Desses, 1.223 estão recuperados e 141 internados em hospitais - 60 em unidades de terapia intensiva (UTIs) e 81 em enfermarias.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.