Cidades

Decreto, teste, isolamento: saiba quais são os termos mais buscados no DF

Levantamento do Correio com dados do Google Trend analisou buscas com termos da pandemia. DF liderou pesquisas como "teste covid" e "isolamento vertical"

Correio Braziliense
postado em 01/06/2020 14:01
Termos como O novo coronavírus surgiu na era da informação, o que tornou a internet uma ferramenta amplamente usada para buscas relacionadas à covid-19. Pesquisas sobre sintomas da doença, por exemplo, tiveram alta em março, quando o Brasil registrou mais de 50 mortes relacionadas e um crescimento considerável de casos. Nos últimos três meses, a população do Distrito Federal também buscou por leis, exames e formas de isolamento.

O Correio realizou um levantamento com dados do Google Trend entre 1º de março e 1º junho para traçar o perfil das pesquisas on-line. A análise mostra que o DF foi, proporcionalmente, a unidade da federação que mais buscou os termos “decreto”, “isolamento vertical”, “teste covid” e “drive-thru” nestes últimos três meses. 
 
Decreto teve mais buscas quando GDF fechou shoppings e casas noturnas 
 
O Google aponta que o dia 20 de março foi a data com mais pesquisas por “decreto” no trimestre, com o DF e o estado de Goiás entre os locais com mais buscas proporcionais. Um dia antes, foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) o decreto que proibiu atividades de boates, casas noturnas, shoppings centers, feiras, cultos, salões de beleza e mais, além de prorrogar o fechamento das escolas, academias e estabelecimentos comerciais.
 
 

Outra busca que o DF liderou nos últimos meses foi por “isolamento vertical”. O termo é utilizado por quem defende o distanciamento apenas das pessoas que estão no grupo de risco da doença, como idosos e doentes crônicos. A pesquisa teve alta em março e em abril, após, respectivamente, o presidente Jair Messias Bolsonaro (sem partido) ter defendido a prática em coletiva de imprensa e o ex-ministro da Saúde Nelson Teich assumir o cargo mesmo já tendo criticado a proposta no passado.

Testes e drive-thru

Moradores da capital também foram os que mais buscaram por “teste covid” e “drive-thru”. A pesquisa dos exames teve maior número de cliques em 28 de maio, um dia após a reabertura dos shoppings centers, quando comerciantes do DF foram obrigados a passar por testes rápidos antes da volta ao trabalho. Já o termo “drive-thru” teve alta procura com o início da campanha de vacinação contra a gripe, em que pacientes se imunizaram de dentro dos carros.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags