Cidades

Após ameaça de morte, Sejus adotará medidas de segurança para conselheiros

Decisão foi tomada em reunião nesta quinta-feira, após conselheiro tutelar que atua em Ceilândia ser ameaçado de morte

Correio Braziliense
postado em 16/07/2020 21:22
A 15ª Delegacia de Polícia investiga ameaça de morte a conselheiro tutelarA Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus) estabeleceu a criação de uma portaria para garantir mais segurança a conselheiros tutelares durante o trabalho. Na manhã desta quinta-feira (16/7), a pasta se reuniu com os representantes da Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares para tratar do assunto. O encontro ocorre após um profissional ter sido ameaçado de morte em Ceilândia.

A portaria será criada com os conselheiros e ex-conselheiros tutelares, segundo nota enviada pela assessoria de comunicação da pasta. Na reunião desta quinta-feira, a associação fez uma série de sugestões à Sejus, entre elas, o afastamento do trabalho presencial do conselheiro em caso de ameaça, detector de metais na entrada dos conselhos e acompanhamento psicológico para os profissionais ameaçados. 

De acordo com Néliton Portuguez, presidente da Associação dos Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares do DF, durante a reunião, o representante da Sejus se mostrou, de imediato, favorável à inclusão do detector de metais nos conselhos e ao afastamento temporário do profissional ameaçado. Néliton disse que “discutir esse tema se mostrou necessário diante das recorrentes ameaças e agressões às quais os conselheiros e conselheiras têm sido submetidos”.

O conselheiro tutelar de Ceilândia, Eduardo Rezende, ameaçado de morte no local de trabalho, esteve na reunião da manhã desta quinta e disse que espera que “esse seja o primeiro passo de muitas conquistas e melhore a atuação dos conselheiros tutelares”.

Rezende diz ter sido ameaçado de morte pelo pai de um bebê encontrado morto num quarto de hotel no início de julho. O homem de 29 anos foi preso em flagrante, assim como a mãe da criança, e liberado no dia seguinte, após audiência de custódia. Dois dias depois, ele teria ido ao 2º Conselho tutelar ameaçar o profissional que resgatou a outra filha do casal, uma menina de 1 ano e meio. O conselheiro ameaçado registrou ocorrência de ameaça na 15ª Delegacia de Polícia (Ceilândia), que investiga o caso. 

No Distrito Federal, 200 conselheiros tutelares atuam em 40 unidades espalhadas em todas as cidades. A Sejus disse, em nota, que repudia qualquer tipo de agressão ou ameaça praticada contra os conselheiros e lamenta os casos ocorridos no Distrito Federal.

Nesta sexta-feira (17/7), está marcada uma manifestação no estacionamento do Shopping Popular de Ceilândia, para pedir mais segurança aos conselheiros tutelares.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags