Cidades

Amigo de jovem picado por naja no DF cogitou fugir com 16 cobras

Em depoimento à Polícia Civil, testemunha afirmou que Gabriel manifestou o interesse de sair da cidade com as cobras, que estavam escondidas no Núcleo Rural de Taguatinga

Correio Braziliense
postado em 24/07/2020 22:55
najaDepoimento de testemunha à Polícia Civil sobre o caso da naja - revelado com exclusividade pelo Correio na edição desta sexta-feira (24/7) - detalha ainda que Gabriel Ribeiro de Moura, de 24 anos, amigo do estudante picado pela cobra e preso por ocultar provas, pretendia fugir do Distrito Federal com as 16 serpentes capturadas pela polícia no Núcleo Rural de Planaltina.
 
O depoente afirmou que as cobras foram deixadas em uma baia de cavalos após Pedro Henrique, 22, ter sido picado. Segundo ele, Gabriel chegou a voltar à chácara para buscar apenas um animal. As outras cobras permaneceram lá. Depois disso, uma mulher teria entrado em contato com a testemunha alegando que "iria assumir as serpentes, pois elas pertencem a Pedro".
 
A testemunha afirma ainda que Gabriel manifestou o interesse de sair da cidade com os animais. Após tomar conhecimento de que o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) apreendeu as serpentes, no entanto, compareceu, voluntariamente, à delegacia. 

Testemunha confirma compra e venda de cobras exóticas 

Nesta sexta-feira, o Correio revelou, com exclusividade, que esse mesmo amigo de Pedro e de Gabriel confirmou aos policiais que o estudante de medicina veterinária comprava e vendia cobras exóticas.

A suposta quadrilha formada por estudantes de medicina veterinária e servidores públicos é alvo do inquérito policial que apura um esquema de tráfico internacional de animais exóticos e silvestres.

Nessa quinta-feira (23/7), a Justiça Federal da 1ª Região acatou o pedido do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para afastar uma servidora suspeita de conceder, ilegalmente, licenças para o transporte de animais desse tipo. Os beneficiados eram pessoas próximas, inclusive Gabriel.

Desde a data do incidente, em 7 de julho, a 14ª Delegacia de Polícia (Gama) e o Ibama vêm deflagrando operações de buscas e apreensões nas casas dos suspeitos. Estima-se que Pedro Henrique esteja ligado a, pelo menos, 18 serpentes exóticas, entre elas a naja kaouthia.

O suposto esquema criminoso teria suporte da mãe dele, a advogada Rose Meire Candido dos Santos, do padrasto, o tenente-coronel da PMDF Clóvis Eduardo Condi, e de outros três amigos de Pedro, incluindo Nelson Junior Soares Vasconcelos e Gabriel (preso na quarta-feira por atrapalhar as investigações e ocultar provas).

Todos são estudantes de medicina veterinária e, conforme o Correio apurou, estudam na mesma faculdade, no Gama. A reportagem ligou diversas vezes para o escritório de Bruno Rodrigues, advogado de defesa da família de Pedro, mas ele não atendeu às ligações.

Em depoimento, o dono da chácara no Núcleo Rural de Planaltina e colega de Pedro afirmou saber que o estudante mantinha cobras em casa e que o jovem comprava e vendia as serpentes. A testemunha relatou que Gabriel Ribeiro tinha ficado encarregado de esconder as cobras e completou ressaltando que os dois são “imaturos, mas articulados, descolados e, visivelmente, engajados com o tema de animais silvestres".
 
A advogada de defesa de Gabriel Ribeiro (amigo de Pedro Henrique), Amanda Bedaqui, informou à reportagem que entrou, nessa quinta, com um pedido de habeas corpus. O jovem está na carceragem da Divisão de Controle e Custódia de Presos (DCCP), onde ficam os presos provisórios. Ele deve permanecer no local até domingo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags