Diversão e Arte

Adão Cândido é exonerado da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF

A informação foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (19/12)

Adriana Izel, Roberta Pinheiro
postado em 19/12/2019 17:18
As críticas contra Adão Cândido se intensificaram após suspensão de dois editais do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) O secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Adão Cândido, foi exonerado do cargo. A informação foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (19/12). A partir de agora, o secretário executivo Cristiano Vasconcelos da Silva assume interinamente a função.

Desde o início da gestão, Adão sofria com queixas, sobretudo, da classe artística. As críticas se intensificaram após suspensão de dois editais do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), lançados no ano passado: o FAC Áreas Culturais e o FAC Audiovisual. O Conselho de Cultura do DF chegou, inclusive, a pedir a demissão do secretário.

Durante a abertura do 52; Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o ex-secretário foi recebido com vaias e gritos de "Fora, Adão".

Exoneração de Adão Cândido

A decisão de exonerar o então secretário de Cultura partiu do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). De acordo com assessoria de imprensa do chefe do Executivo local, ele reconheceu o bom trabalho de Adão, mas afirmou que era preciso mudar. Para o governador, a cultura é uma das grandes atrações do DF e tem que ser exploradora como capital turístico, portanto, ele quer um representante que tenha um perfil mais voltado para este viés.
Ainda conforme a assessoria, Ibaneis lembrou que Adão foi fundamental para arrecadar a verba da reforma do Teatro Nacional e para que Brasília fosse o samba enredo da escola de samba carioca Vila Isabel.
Por meio de comunicado enviado à imprensa, Adão Cândido agradeceu a oportunidade e a confiança dada pelo governador durante a gestão. Confira a íntegra da nota abaixo:
Agradeço a oportunidade e confiança dada pelo governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha para realizar durante todo o ano de 2019 este trabalho à frente da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Acredito que realizamos grandes ações em defesa das política spúblicas culturais e do patrimônio neste período e tenho a certeza que a população do Distrito Federal irá colher os frutos deste trabalho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação