Enem

Cerca de 6 mil candidatos do Enem foram afetados por erro na nota

Weintraub pede desculpas pelo 'susto' e afirma que falha só ocorreu em quatro cidades mineiras. Inscrições do Sisu abrem nesta terça (21) normalmente

Aproximadamente 6 mil candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 foram afetados pelo erro na correção da prova, de acordo com o ministro da Educação, Abraham Weintraub. Em entrevista à Rádio Gaúcha, na manhã desta segunda-feira (20/1), o chefe da pasta comunicou que não há motivo para adiar o prazo das inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que serão abertas nesta terça-feira (21/1) normalmente. 
 
 
Para o ministro, o impacto do erro foi baixo, pois correspondeu a aproximadamente 0,1% dos candidatos. Abraham pediu desculpas pelo 'susto': "Estatisticamente, o número é pequeno, mas, individualmente, temos que respeitar as pessoas". Ele afirmou que a falha só ocorreu em quatro cidades de Minas gerais.

Weintraub explicou que o equívoco na correção do exame aconteceu devido à divergência do gabarito com o teste. Ou seja, a prova que o aluno fez foi de uma cor e a correção foi feita com base no gabarito que corresponde a outra cor. Além disso, uma falha mecânica da impressora separou as provas do gabarito, o que prejudicou ainda mais a correção. 
 
Frente Parlamentar se manifesta 
Para a Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais, o que o ministro da educação chama de "inconsistências", consiste, na verdade, em falhas importantes, que geram apreensão a milhares de candidatos. Leia nota na íntegra: 
  
"Ao contrário do que vem sendo alardeado pelo ministro da Educação, sabe-se agora que a edição de 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio foi marcada por falhas importantes, que geram apreensão a milhares de candidatos. As “inconsistências”, que, segundo o governo, haviam sido registradas apenas no segundo dia das provas, também ocorreram no primeiro dia do exame, conforme relatos de estudantes. A um dia da abertura das inscrições para o Sisu, enquanto o governo não oferece respostas, candidatos temem ser prejudicados pelas falhas.

Outros problemas já haviam sido registrados nesta edição. Por exemplo, uma foto com a proposta de redação vazou minutos após o início da prova. Erros acontecem, mas a ocorrência deles pode ser minimizada com gestão e responsabilidade. As mudanças no comando do Inep, órgão responsável pela elaboração e aplicação do Enem (foram três trocas de presidentes em menos de um ano), vai na contramão do cuidado que deve pautar a realização de Exame tão complexo. Cabe ressaltar também que a excessiva preocupação com suposta “ideologia” nas provas, que permeou o debate sobre o tema, não contribuiu para o principal: o aprimoramento dos procedimentos e processos para impedir erros.

O importante, agora, é que o governo esclareça o que aconteceu e os motivos que levaram a essa falha, identificar sua abrangência, e indicar claramente de que forma será feita a correção das notas, de modo que não haja prejuízo aos candidatos afetados, o mais rápido possível.

Brasília (DF), 20/01/2020
Alice Portugal – PCdoB / BA
Danilo Cabral – PSB/PE
Edmilson Rodrigues – PSOL/PA
Margarida Salomão – PT/MG
Túlio Gadêlha – PDT/PE" 

Saiba mais: 

Enem 2019: MEC admite erro em notas, mas mantém calendário do Sisu

Inep promete corrigir notas do Enem antes do início das inscrições no Sisu 

Candidatos reclamam de prazo para contestar erros na correção do Enem
 

Estudantes prejudicados com correção do Enem têm até 10h para mandar e-mail