Publicidade

Correio Braziliense

GDF proibiu venda de bebidas alcoólicas? Calma, que isso não é verdade

Notícia falsa é mais uma da já famosa pegadinha do Tiririca, que, outra vez, agitou as redes sociais no Distrito Federal

Compartilhar

postado em 15/05/2020 16:00 / atualizado em 15/05/2020 16:00

(foto: Paulo Galvao/EM/D. A Press)
(foto: Paulo Galvao/EM/D. A Press)
Quem não percebeu os detalhes do trote virtual caiu na mais nova pegadinha do Tiririca: a falsa informação de que o governador Ibaneis Rocha teria decretado a lei seca no Distrito Federal, com a suposta proibição de venda de bebidas alcoólicas por causa da pandemia do novo coronavírus. Veja a mensagem na íntegra:

(foto: Reprodução/WhatsApp)
(foto: Reprodução/WhatsApp)


Um olhar atento, no entanto, serviria para identificar com rapidez a pegadinha. O logotipo do G1, portal de notícias da Rede Globo, engana o internauta, mas erros de pontuação e frase mal construída abrem brecha para a desconfiança. 

Mas os links que acompanham a desinformação são determinantes para desmascarar o trote on-line. O primeiro apenas leva à página oficial do G1. E o segundo contém a palavra "encrypted", ou seja, quer dizer que uma imagem será aberta assim que o link for clicado. Não se trata de vírus, mas da imagem do Tiririca, com a seguinte frase: "É mentira, abestado"
 
(foto: Reprodução/internet)
(foto: Reprodução/internet)


Portanto, trata-se de mentira a proibição de venda de bebidas alcoólicas no Distrito Federal.

Mais Tiririca

Esse tipo de pegadinha circula com frequência na internet, principalmente em grupos de WhatsApp. O Holofote fez publicações semelhantes, uma delas em meio à pandemia do novo coronavírus. Em 12 de março de 2020, o trote virtual assustou muitos pais com fake news sobre prorrogação da suspensão das aulas e do comércio. Até então, não esperva-se que a quarentena fosse estendida por tanto tempo.

Em 5 de janeiro de 2020, a pegadinha pegou muito desavisado ao "informar" que o presidente Jair Bolsonaro havia convocado o Exército para atuar no conflito entre os Estados Unidos e o Irã. Veja aqui.

Em 12 de maio de 2019, a imagem do artista foi usada para "noticiar" que servidores do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) jogaram um bolão e acertaram o concurso da Mega-Sena, ganhando R$ 285 milhões.

O Holofote também fez checagem semelhante em 12 de fevereiro de 2019. À época, a mensagem que vinha com a fotografia e o bordão do Tiririca alegava que o ex-presidente da República José Sarney havia morrido. Confira aqui.

Etiquetas

Informação comprovadamente verdadeira


Informação parcialmente correta, mas precisa de esclarecimentos


Informação comprovadamente incorreta ou falsa


Afirmação ou dado exagerado coloca em xeque a informação


A fonte se valeu de ferramentas digitais para modificar foto, áudio ou vídeo


Contradição ameaça a credibilidade da informação


A equipe precisa de mais tempo para atestar a veracidade das informações


Faltam dados e fontes capazes de comprovar a informação


Informações conflitantes impedem a comprovação dos dados apresentados


Topo