Jornal Correio Braziliense

Politica

Previdência: Maia anuncia relator e presidente de Comissão Especial

Marcelo Ramos do PR e Samuel Moreira do PSDB serão presidente e relator da Comissão Especial da reforma da Previdência

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia(DEM-RJ), anunciou os nomes que irão ocupar os principais cargos da Comissão Especial da reforma da Previdência. Na presidência, ficará o deputado Marcelo Ramos (PR -AM); na relatoria, fica o deputado Samuel Moreira, do PSDB de São Paulo.

Maia esteve reunido nesta manhã com líderes de partidos para conversar sobre os dados que estavam sob sigilo referentes à reforma da previdência. Ele afirmou que os dois nomes terão papel importante na reforma e em outras matérias, além de contribuir para as negociações. ;Outros partidos tinham interesse em relatar, mas só tínhamos duas vagas;, disse.

;Acho que com essa construção começa uma segunda etapa. Vamos mostrar aos brasileiros e aos parlamentares que essa reforma vai pedir uma ajuda dos que ganham mais;, disse Maia

Maia defendeu a importância da reforma previdenciária para a recuperação da economia e a retomada do emprego. ;Essa reforma vai pedir uma ajuda dos que ganham mais. Principalmente, as pessoas com renda menor, a recuperação da economia, o Brasil vai voltar a gerar emprego. Primeiro, na infraestrutura, onde tem recurso para investimento;, reforçou.

O presidente da Câmara afirmou que vai haver uma economia natural de R$ 150 bilhões por conta da implementação da regra de pontos a partir desse ano. ;isso já dá uma economia natural independente da reforma;, disse.

A conversa com os governadores também está na agenda de Maia. Segundo ele, é importante esse apoio para a questão. ;Nós queremos a participação dos governadores. Precisamos que todos os governadores, dos 27 estados, entendem que os deputados ligados a esses governadores precisam nos ajudar;, afirmou.

Segundo a líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann (psl), as escolhas abrem mais margem para negociação. ;São bons nomes. Nós estamos articulando com os parlamentares desde sempre e agora uma articulação maior. Também há uma consciência de que teremos um grupo mais forte;, disse.