Politica

Fachin pede manifestação de Alexandre de Moraes e PGR sobre HC de Weintraub

Habeas Corpus enviado pelo ministro da Justiça, André Mendonça, solicita que ministro da Educação não seja ouvido no inquérito das fake news

Correio Braziliense
postado em 28/05/2020 15:12
Edson FachinO ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin deu 24 horas para que o seu colega de Corte Alexandre de Moraes e o procurador-Geral da República, Augusto Aras, se manifestem sobre o habeas corpus (HC) que pede que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, não seja obrigado a depor no âmbito do inquérito das fake news. 

Moraes determinou na última terça-feira (26) que Weintraub fosse ouvido pela Polícia Federal (PF) em até cinco dias sobre uma declaração feita em reunião ministerial do dia 22 de abril. O vídeo da reunião foi divulgado na última sexta-feira (23). Nele, o ministro diz: “Por mim, botava esses vagabundos todos na cadeia. Começando no STF”. A gravação foi apontada pelo ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro como prova de que o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir na PF. 

O inquérito das fake news investiga informações falsas e ataques contra ministros do STF. Após determinação de Moraes, a PF cumpriu ontem mandados de busca e apreensão contra apoiadores do presidente, o que agravou ainda mais a crise entre o chefe do Executivo e a Corte.

O HC foi apresentado pelo ministro da Justiça, André Mendonça. No documento, ele solicita que Weintraub seja retirado do inquérito das fake news contra o Supremo e que seja suspensa a determinação para que Weintraub preste depoimento por ter feito críticas ao STF. 

Após a operação da PF na quarta-feira (27), o presidente chamou seus ministros para uma reunião no Palácio do Planalto. Só não compareceram os ministros da Saúde, Eduardo Pazuello, e do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Depois disso, ele se reuniu com Mendonça para discutir o HC.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags