Politica

Flávio Bolsonaro pede troca de investigadores em caso da 'rachadinha'

Investigação está com promotores do MP-RJ, mas defesa alega que como caso foi para segunda instância, investigação também tem que subir

Correio Braziliense
postado em 06/08/2020 13:47
Flávio BolsonaroA defesa do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) solicitou ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que troque os investigadores do caso da 'rachadinha' no âmbito do MInistério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ). O parlamentar alega que após reconhecimento do foro especial do senador no caso, que na época era deputado estadual no Rio, a investigação seria de competência de procuradores da Justiça.

 

No pedido, a defesa do senador requer a invalidade das designações dos promotores de Justiça do Grupo de Atuação Especializada de Combate à Corrupção (Gaecc), que continua, atuando na investigação, e solicita a atuação do próprio Procurador-Geral de Justiça, José Eduardo Ciotola Gussem, ou a designação de outro procurador.

 

Em junho deste ano, após diversas tentativas a defesa de Flávio Bolsonaro finalmente conseguiu que a investigação sobre esquema de desvio de salário de servidores na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), conhecida como 'rachadinha', fosse à segunda instância. A defesa alegava que Flávio era deputado estadual na época, e por isso caso deveria ir a Órgão Especial do Tribunal de Justiça. No entanto, na época da denúncia ele já não era deputado estadual. 

 

Até então, a investigação estava na 27ª Vara Criminal, com o juiz Flávio Itabaiana. Após decisão da 3ª Câmara Criminal, por 2 votos a 1, o caso foi para o Órgão Especial do TJ. Eles mantiveram, no entanto, a validade das decisões tomadas pelo juiz Flávio Itabaiana.

Prisão de Queiroz

O novo pedido de mudança de foro se deu logo após a prisão do ex-assessor do senador, Fabrício Queiroz, em um imóvel em Atibaia (SP) do advogado Frederick Wassef, que era advogado de Flávio e do presidente Jair Bolsonaro.

 

A solicitação do senador faz parte de um Procedimento de Controle Administrativo instaurado contra o MP-RJ. Em um despacho, o conselheiro relator Luiz Fernando Bandeira de Melo notifica o procurador-geral de Justiça do MP do Rio para que preste as informações que entender pertinentes no prazo de 15 dias. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags