Vacinação

Ministério muda voos, confunde autoridades e só DF e quatro estados recebem vacinas

A previsão do Ministério da Saúde seria de início da vacinação às 17h, mas até o momento, apenas Distrito Federal, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Goiás, além de São Paulo estão com imunizantes disponíveis

Thays Martins
postado em 18/01/2021 16:37 / atualizado em 18/01/2021 17:29
 (crédito: Ed Alves/CB/DA Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA Press)

O Ministério da Saúde mudou os horários de vários voos que levariam as vacinas para os estados, o que atrasou a chegada delas. Pela última atualização feita pelo órgão, há unidades da federação que só receberão os imunizantes na noite desta segunda-feira (18/1). Os atrasos comprometem o início da vacinação, que segundo o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, começaria às 17h. Até o momento, somente o Distrito Federal e mais dois estados receberam as doses. 

No caso do Rio de Janeiro, a previsão de chegada dos imunizantes é só para a madrugada desta terça-feira (19/1). No planejamento inicial, os imunizantes estariam na capital fluminense às 13h desta segunda. Depois de negociações, uma parte das doses chegou hoje ao Rio, em um voo fretado pelo estado, e as outras, só na manhã de terça-feira.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Sergipe, os técnicos aguardavam a chegada das vacinas para as 12h. Porém, por problemas de logística, os imunizantes só devem chegar até o fim do dia. Bahia e Tocantins que também tinham previsão para receber as vacinas pela manhã, agora só estão previstos para receber a noite. 

Outros três estados, segundo a Folha de S. Paulo, seguem sem previsão de receber os imunizantes: Rio Grande do Norte, Paraná e Alagoas. Em coletiva de imprensa, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que os atrasos se deram devido ao pedido dos governadores para iniciar a vacinação ainda nesta segunda. "Tínhamos uma previsão  de fazer toda uma logística hoje. Os governadores. em comum acordo, me solicitaram que acelerasse. Aquilo  que era planejado para acontecer durante o dia, está sendo encurtado", afirmou.  

A distribuição das vacinas começou na manhã desta segunda-feira. A logística envolve aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) e de companhias aéreas, que farão o transporte gratuitamente. Além disso, também serão usados caminhões refrigerados.

Onde já há vacinas

As 106 mil doses destinadas ao DF chegaram em um avião da FAB, por volta das 15h, na Base Aérea de Brasília.

Em Santa Catarina, as doses chegaram no fim da manhã também transportadas por um avião da FAB. Para o estado, foram destinadas 144 mil doses.

Goiás recebeu as 183 mil doses da vacina no fim da manhã em Goiânia. De lá, as doses iam seguir para Anápolis.  

Ao todo, estão sendo distribuídas entre os estados 4.636.936 doses da Coronavac, vacina da Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. A autorização de uso emergencial do imunizante foi dada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) neste domingo (17/1). Outras 1.357.640 doses já estão sendo distribuídas entre os municípios de São Paulo, onde foram produzidas originalmente.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação