IMUNIZAÇÃO

Saiba em quais estados a vacinação contra a covid-19 já começou

O Ministério da Saúde anunciou o início da campanha de vacinação para esta segunda-feira, mas o imunizante não chegou a todos os locais a tempo

Thays Martins
postado em 18/01/2021 19:56 / atualizado em 18/01/2021 23:02
 (crédito: Twitter/ reprodução )
(crédito: Twitter/ reprodução )

Após São Paulo dar o pontapé inicial para a vacinação contra a covid-19 no domingo (17/1), pelo menos outros 12 estados iniciaram a imunização nesta segunda-feira (18/1). O Ministério da Saúde tinha anunciado o início da campanha de vacinação para quarta-feira (20/1), porém, na manhã desta segunda, o ministro Eduardo Pazuello autorizou que o estados começassem a vacinação a partir das 17h. 

No entanto, após atrasos na entrega devido a problemas logísticos, muitos estados não receberam a vacina antes das 17h e outros sequer receberam o imunizante. Dos que já estão com as doses, Goiás, Rio de Janeiro, Piauí, Ceará, Santa Catarina, Espírito Santo, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco e Minas Gerais foram os que começaram a vacinar os grupos prioritários. 

A primeira pessoa a ser vacinada no Rio de Janeiro foi a técnica de enfermagem Dulcineia da Silva Lopes, de 59 anos. Ela recebeu o imunizante em uma cerimônia em frente ao Cristo Redentor

No Piauí, a imunização começou pelo médico obstetra Joaquim Vaz. Além dele, outros cinco profissionais de saúde receberam o imunizante. 

Santa Catarina, que recebeu 144 mil doses da vacina, iniciou a vacinação no Complexo Hospitalar de São José, na Grande Florianópolis. 

No Ceará, a primeira vacinada foi a técnica de enfermagem Maria Silvana Souza Reis, de 51 anos. 

Já em Goiás, a vacinação começou por Maria Conceição da Silva, de 73 anos, que vive em um abrigo para idosos, em Anápolis

No Tocantins, a enfermeira Edileuza Ferreira dos santos, de 52 anos, recebeu a vacina às 20h04, no Hospital Regional de Gurupi.

A primeira vacinada no Espírito Santo foi a técnica de enfermagem Iolanda Brito, de 55 anos, que recebeu o imunizante por volta das 10h30. Ela trabalha no Hospital Jayme dos Santos Neves, referência no tratamento de covid-19. 

No Maranhão, também foi uma técnica de enfermagem a primeira a receber a vacina. Por volta das 20h20, pouco depois que as doses chegaram ao estado, a profissional do Hospital Dr. Carlos Macieira, Egle Maia Sousa, recebeu o imunizante. Outras quatro pessoas também foram vacinadas.

A indígena Domingas da Silva, de 91 anos, foi a primeira a receber a vacina no Mato Grosso do Sul. Outras três pessoas foram vacinadas.

No Paraná, a primeira imunizada foi a enfermeira Lucimar Josiane de Oliveira, de 44 anos. Ela recebeu o imunizante no Hospital do Trabalhador, em Curitiba.

Em Pernambuco, foi a técnica de enfermagem Perpétua Barbosa, de 52 anos, que recebeu a dose pouco depois das 22h, no Recife.

E em Minas Gerais, a enfermeira Maria do Bonsucesso Pareira, de 57 anos, foi vacinada no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, logo depois que as vacinas chegaram no estado. 

 

Onde a vacina já chegou 

Além dos lugares que começaram a vacinação nesta segunda, o Distrito Federal e o Amazonas e o Mato Grosso receberam os imunizantes. Porém, em tais locais a vacinação ainda não começou. 

O Distrito Federal anunciou que a vacinação começará na manhã desta terça-feira (19/1)

No Amazonas, estado que sofre com a segunda onda da doença e com falta de oxigênio para atender aos doentes, as primeiras doses chegaram por volta das 19h e a vacinação deve começar nesta terça-feira (19/1). 

Para agilizar a vacinação, alguns estados receberam só uma pequena carga nesta segunda e irão receber o restante dos imunizantes até terça-feira. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação