Após São Paulo dar o pontapé inicial para a vacinação contra a covid-19 no domingo (17/1), pelo menos outros 12 estados iniciaram a imunização nesta segunda-feira (18/1). O Ministério da Saúde tinha anunciado o início da campanha de vacinação para quarta-feira (20/1), porém, na manhã desta segunda, o ministro Eduardo Pazuello autorizou que o estados começassem a vacinação a partir das 17h.
No entanto, após atrasos na entrega devido a problemas logísticos, muitos estados não receberam a vacina antes das 17h e outros sequer receberam o imunizante. Dos que já estão com as doses, Goiás, Rio de Janeiro, Piauí, Ceará, Santa Catarina, Espírito Santo, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco e Minas Gerais foram os que começaram a vacinar os grupos prioritários.
A primeira pessoa a ser vacinada no Rio de Janeiro foi a técnica de enfermagem Dulcineia da Silva Lopes, de 59 anos. Ela recebeu o imunizante em uma cerimônia em frente ao Cristo Redentor.
No Piauí, a imunização começou pelo médico obstetra Joaquim Vaz. Além dele, outros cinco profissionais de saúde receberam o imunizante.
Nossos primeiros vacinados foram o médico obstetra Joaquim Vaz, a enfermeira Sheyla Barbosa, a técnica de enfermagem Marta Regina Madeira, a técnica de enfermagem Modestina Bezerra da Silva, a enfermeira da linha de frente Ana Maria Brito dos Santos e a médica Amariles Borba. pic.twitter.com/mZ6azQ1qyQ
— Wellington Dias (@wdiaspi) January 18, 2021
Santa Catarina, que recebeu 144 mil doses da vacina, iniciou a vacinação no Complexo Hospitalar de São José, na Grande Florianópolis.
Júlio, Kerexu e João são os primeiros vacinados contra o coronavírus no estado. O dia de hoje é histórico para Santa Catarina. pic.twitter.com/SjDKHWTe3i
— Carlos Moisés (@CarlosMoises) January 18, 2021
No Ceará, a primeira vacinada foi a técnica de enfermagem Maria Silvana Souza Reis, de 51 anos.
Já em Goiás, a vacinação começou por Maria Conceição da Silva, de 73 anos, que vive em um abrigo para idosos, em Anápolis.
No Tocantins, a enfermeira Edileuza Ferreira dos santos, de 52 anos, recebeu a vacina às 20h04, no Hospital Regional de Gurupi.
A primeira vacinada no Espírito Santo foi a técnica de enfermagem Iolanda Brito, de 55 anos, que recebeu o imunizante por volta das 10h30. Ela trabalha no Hospital Jayme dos Santos Neves, referência no tratamento de covid-19.
No Maranhão, também foi uma técnica de enfermagem a primeira a receber a vacina. Por volta das 20h20, pouco depois que as doses chegaram ao estado, a profissional do Hospital Dr. Carlos Macieira, Egle Maia Sousa, recebeu o imunizante. Outras quatro pessoas também foram vacinadas.
A indígena Domingas da Silva, de 91 anos, foi a primeira a receber a vacina no Mato Grosso do Sul. Outras três pessoas foram vacinadas.
No Paraná, a primeira imunizada foi a enfermeira Lucimar Josiane de Oliveira, de 44 anos. Ela recebeu o imunizante no Hospital do Trabalhador, em Curitiba.
Em Pernambuco, foi a técnica de enfermagem Perpétua Barbosa, de 52 anos, que recebeu a dose pouco depois das 22h, no Recife.
E em Minas Gerais, a enfermeira Maria do Bonsucesso Pareira, de 57 anos, foi vacinada no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, logo depois que as vacinas chegaram no estado.
Onde a vacina já chegou
Além dos lugares que começaram a vacinação nesta segunda, o Distrito Federal e o Amazonas e o Mato Grosso receberam os imunizantes. Porém, em tais locais a vacinação ainda não começou.
O Distrito Federal anunciou que a vacinação começará na manhã desta terça-feira (19/1).
No Amazonas, estado que sofre com a segunda onda da doença e com falta de oxigênio para atender aos doentes, as primeiras doses chegaram por volta das 19h e a vacinação deve começar nesta terça-feira (19/1).
Para agilizar a vacinação, alguns estados receberam só uma pequena carga nesta segunda e irão receber o restante dos imunizantes até terça-feira.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.