Covid-19

Brasil fica de fora da lista de países que receberão primeiras vacinas da Índia

Nota do governo indiano cita seis nações que receberão os imunizantes a partir desta quarta-feira (20/1), mas Brasil ainda não tem data para receber lote com dois milhões de vacinas

Maria Eduarda Cardim
postado em 19/01/2021 13:20 / atualizado em 19/01/2021 15:34
 (crédito: Divulgação/Ministério da Saúde)
(crédito: Divulgação/Ministério da Saúde)

A Índia começará nesta quarta-feira (20/1) a exportação das primeiras vacinas contra o novo coronavírus a países vizinhos. O Brasil, que aguarda receber um lote com dois milhões de doses do imunizante de Oxford/Atrazeneca produzido pelo laboratório Serum Institute of India, não foi citado na nota do governo indiano. A exportação começará por países vizinhos, e apenas Butão, Bangladesh, Nepal, Maldivas, Seychelles e Mianmar foram mencionados pelo governo da Índia.

A nota do Ministério de Relações Exteriores da Índia, divulgada nesta terça-feira (19), diz ainda que Sri Lanka, Afeganistão e Ilhas Maurício aguardam a confirmação de autorizações regulatórias necessárias para que a exportação seja feita.

A Índia também afirmou que fornecerá vacinas contra a covid-19 a outros países nas próximas semanas e meses em etapas, mas não detalha datas. No texto, o governo indiano garante que os fabricantes terão estoques adequados para atender o abastecimento interno enquanto exportam o imunizante. A vacinação no país asiático começou no último sábado (16).

Apesar do texto divulgado pelo governo indiano não indicar qual vacina será exportada neste primeiro momento, o Brasil, que não é citado em nenhum momento pelo governo indiano, aguarda o recebimento de duas milhões de doses da vacina de Oxford, que foi produzida na Índia. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou no último domingo (17) o uso emergencial desse lote do imunizante no Brasil.

Avião

O Ministério da Saúde chegou a anunciar na última semana o envio de uma aeronave para buscar as vacinas na cidade indiana de Mumbai. O retorno estava marcado para acontecer no domingo (17), mas o avião nem chegou a decolar. Na última sexta-feira (16), o presidente Jair Bolsonaro informou que a aeronave deveria atrasar a partida em dois ou três dias. No entanto, até esta terça-feira (19) não há previsão para o recebimento das doses. 

Diante do atraso na entrega das doses da vacina, Bolsonaro se reuniu na manhã de segunda-feira (18) com o embaixador indiano no Brasil, Suresh K. Reddy, para uma reunião no Palácio do Planalto.

Questionado sobre o encontro do presidente com o embaixador indiano e sobre uma previsão para a entrega das vacinas, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que, até o momento, não existia uma resposta positiva da saída do avião. O general afirmou, durante coletiva de imprensa realizada ainda nesta segunda (18), que o governo brasileiro faz reuniões diplomáticas com a Índia todos os dias, mas indicou que o fuso horário é “complicado”.

“Todos os dias, temos tido reuniões diplomáticas com a Índia, todo dia. O fuso horário é muito complicado. Estamos recebendo a sinalização de que isso deverá ser resolvido nos próximos dias desta semana. Não tenho a resposta positiva de saída até agora”, disse.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação