Covid-19

Matéria-prima para dobrar produção da CoronaVac chega nesta quarta-feira (10/2)

O avião com 5,6 mil litros de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) decolou da China com destino ao Brasil na madrugada desta terça (9/2)

Bruna Lima
postado em 09/02/2021 12:12 / atualizado em 09/02/2021 12:15
 (crédito: Governo de São Paulo/Divulgação  - 23/12/20)
(crédito: Governo de São Paulo/Divulgação - 23/12/20)

Chega ao Brasil nesta quarta-feira (10/2) mais 5,6 mil litros do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) da CoronaVac, quantidade suficiente para que o Instituto Butantan, desenvolvedor do imunizantes junto à farmacêutica chinesa Sinovac, produza novas 8,7 milhões de doses. Esta é a segunda remessa importada da China este mês e, com ela, o país conseguirá dobrar a atual produção.

A aeronave partiu de Pequim, na madrugada desta terça-feira (9), à 1h (horário de Brasília). A chegada está prevista para a manhã de quarta-feira, com pouso no aeroporto de Guarulhos. De lá, a carga será transportada direto ao Butantan.

No Brasil, o IFA passará por envasamento, rotulagem, embalagem, checagem para, assim, ser enviado ao Ministério da Saúde para a distribuição ao Programa Nacional de Imunização (PNI). O procedimento dura aproximadamente 20 dias para que as primeiras doses referentes à remessa comecem a ser entregues.

Junto aos 5,4 mil litros que chegaram na primeira semana de fevereiro, o Butantan conseguirá gerar 17,3 milhões de doses, que começarão a ser entregues no fim do mês. De acordo com a tratativa assinada junto ao governo federal, até 28 de fevereiro, o Butantan precisa entregar 9,3 milhões de unidades no mês. Desse montante, 1,1 milhão foi repassado ao ministério, que já fez a distribuição aos estados. Portanto, faltam 8,2 milhões de doses.

Parte da produção com o IFA já despachado irá abastecer a demanda de março, que será de 18 milhões de vacinas. Para completar os 46 milhões de unidades previstos até abril, o Butantan depende de mais matéria-prima e negocia com a China. Por enquanto, sem data prevista para o envio. Até setembro, o Butantan também deve finalizar o contrato adicional de fornecimento de mais 54 milhões de doses ao PNI.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação