Saúde

Governo do Rio de Janeiro prorroga medidas contra covid-19 por mais uma semana

Decreto que endureceu medidas para conter avanço da covid-19 no estado irá até o dia 25. Continua proibido ficar nas ruas e permanece o toque de recolher das 23h às 5h

Agência Brasil
postado em 17/03/2021 19:42 / atualizado em 17/03/2021 19:43
 (crédito: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
(crédito: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O governo do Rio de Janeiro decidiu estender por mais uma semana os efeitos do decreto editado na última sexta-feira (12/3) que endureceu as medidas restritivas para conter o avanço da covid-19 no estado. Dessa forma, está mantido em todos os municípios fluminenses o toque de recolher entre as 23h e as 5h. Durante este horário, é proibida a permanência de pessoas nas vias públicas.

A princípio, o decreto teria validade até amanhã (18/3). Segundo o governo, a extensão dos efeitos do decreto foi definida com base em dados técnicos apresentados pela Secretaria de Estado de Saúde. Conforme a decisão anunciada hoje (17/3), as medidas continuam em vigor até o próximo dia 25.

O Rio de Janeiro, bem como os demais estados brasileiros, atravessa um dos momentos mais críticos desde o início da pandemia de covid-19. A taxa de ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) disponibilizados na rede pública para pacientes com covid-19 alcançou 94% na capital fluminense.

Em todo o país, foram registradas na terça-feira (16/3) 2,84 mil mortes por covid-19, mais um recorde diário.

Em nota, o governo pede que a população fortaleça ações como distanciamento social e mantenha o uso de máscaras. Além do toque de recolher, o governo estadual manteve o veto às festas com bilheteria, que não têm caráter social. Comemorações de 15 anos, casamentos e formaturas podem ocorrer, desde que se respeite o limite de 50% de ocupação nas casas de festa.

Da mesma forma, bares e restaurantes podem funcionar com metade da capacidade de lotação, mas precisam fechar as portas às 23h. Já os serviços de delivery e drive-thru estão permitidos sem limitação de horário.

Parques, museus, cinemas, teatros, academias e clubes sociais também devem respeitar o limite de ocupação de 50%. "Ficam mantidas as atividades esportivas de alto rendimento, sem público, respeitando-se os devidos protocolos e autorizados pela Secretaria de Estado de Saúde", informa o governo.

O funcionamento do comércio está autorizado com algumas regras. Lojas de rua podem manter as portas abertas das 8h30 às 17h30. Os shopping centers estão autorizados a funcionar com até 75% da capacidade, entre as 10h30 e as 22h. Para estabelecimentos voltados a serviços essenciais não há limitação.

Capital

Na capital do estado, também vigora um decreto da prefeitura. Com validade até a próxima segunda-feira (22), a norma também fixa o toque de recolher entre as 23h e as 5h, mas adota algumas medidas mais rígidas. Bares e restaurantes, por exemplo, devem encerrar o funcionamento até as 21h. O comércio está autorizado a funcionar entre as 10h30 e as 21h.

Além disso, a maioria das atividades econômicas com atendimento presencial deve respeitar a lotação máxima de 40%. Há previsão de multa no valor de R$ 562,42 para pessoas que não usarem máscaras ou participarem de aglomerações. Estabelecimento que desrespeitarem as normas serão multados.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.