PANDEMIA

Nove estados pedem à Anvisa a liberação da importação da Sputnik V

Farmacêutica União Química complementou parte dos dados que foram solicitados pela agência, a fim de dar prosseguimento à análise da liberação do uso emergencial no país

Bruna Lima
postado em 01/04/2021 22:29 / atualizado em 01/04/2021 22:30
 (crédito: Divulgação/Sputinik V)
(crédito: Divulgação/Sputinik V)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu, nesta quinta-feira (1º/4), pedidos de nove estados para autorizar a importação de doses da vacina russa Sputnik V. As solicitações ocorrem no mesmo dia em que a agência recebeu os documentos complementares para dar prosseguimento à análise do uso emergencial do imunizante no país.

Os pedidos foram encaminhados pela Bahia, Acre, Rio Grande do Norte, Maranhão, Mato Grosso, Piauí, Ceará, Pernambuco e por Sergipe. Para embasar o pedido, os estados se valeram dos termos da Lei nº 14.124, de 10 de março de 2021, que autoriza a análise, em caráter excepcional e temporário, de imunizantes que já possuem aval por agências reguladoras reconhecidas. A Sputnik V está registrado perante ao Ministério da Saúde da Rússia e tem autorização de uso em 58 países.

Para deliberar sobre o pedido, a Anvisa vai reunir os responsáveis das cinco diretorias da agência com os governadores dos estados que entraram com a demanda. "O que deverá ocorrer na próxima semana”, diz a nota da agência.

Os técnicos também avaliam a solicitação de uso emergencial do imunizante no país e obtiveram mais uma remessa de documentos, referente à lista de todos os locais onde a vacina está ou será fabricada. “O material enviado já esta sendo avaliado pela equipe técnica para verificar o atendimento às pendências anteriormente detectadas”, afirma a Anvisa, completando que ainda há dados pendentes a serem apresentados. “Dessa forma, o prazo de sete dias úteis permanece suspenso até a apresentação da documentação faltante”.

O pedido de uso emergencial foi protocolado em 26 de março pela União Química, responsável pela produção da Sputnik V em território brasileiro. Já na terça-feira (30/3), a farmacêutica apresentou o lote piloto do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) gerado no Brasil, o que alavanca a possibilidade desta ser a primeira vacina produzida do zero em território nacional em uso no país.

O Ministério da Saúde já firmou contrato para a compra de 10 milhões de doses prontas da Rússia e negocia mais oferta a partir da produção nacional.Em iniciativa interestadual coordenada, o Consórcio Nordeste também articulou novas compras, em um total de 37 milhões de unidades, que também devem ser incorporadas ao Programa Nacional de Imunização (PNI).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação