Vacinação contra covid-19

Butantan entregará 600 mil doses da CoronaVac nesta sexta-feira (30/4)

Próximo envio de unidades do imunizante estava previsto para a próxima segunda (3/5), mas instituto informou que conseguiu antecipar entrega. Alguns municípios já indicam a falta de doses para fazer a segunda aplicação

Maria Eduarda Cardim
postado em 28/04/2021 14:49 / atualizado em 28/04/2021 23:50
 (crédito: SERGEI SUPINSKY)
(crédito: SERGEI SUPINSKY)

O Instituto Butantan anunciou nesta quarta-feira (28/4) que entregará 600 mil novas doses da vacina CoronaVac ao governo federal na próxima sexta-feira (30). O próximo envio de unidades do imunizante estava previsto para segunda-feira (3/5), mas o instituto informou que conseguiu antecipar a entrega. Com isso, o Butantan fecha o mês de abril com o montante de 42 milhões de doses entregues ao Programa Nacional de Imunização (PNI) e não cumpre a previsão inicial de 46 milhões de unidades enviadas até abril.

“O governo de São Paulo e o Instituto Butantan vão antecipar para esta sexta-feira mais 600 mil doses da vacina do Butantan. Inicialmente essa entrega estava prevista para o dia 3 de maio, na semana que vem, mas graças ao trabalho em quatro turnos de profissionais do Butantan, 24 horas por dia, nós conseguimos antecipar”, comunicou o governador João Doria.

O diretor do Butantan, Dimas Covas, informou que a solicitação de entrega antecipada foi feita diante da falta de vacinas relatada em alguns estados para a aplicação da segunda dose, “o que não é o caso do estado de São Paulo", segundo ele. "Dentro dessa necessidade nós vamos antecipar na medida do possível toda a produção”, afirmou.

Covas ainda tranquilizou as pessoas que estão com a aplicação da segunda dose da CoronaVac atrasada. "Mesmo que a pessoa tome (a segunda dose) 15 dias, 20 dias, um mês após a data prevista, não há interferência com o esquema vacinal. O importante é que tome a segunda dose após os 28 dias o quanto antes for possível", ressaltou.

Paralisação de entregas

A última entrega de unidades da CoronaVac ao governo federal foi feita na semana passada, em 19 de abril. Com a antecipação de próxima entrega, o Butantan ficará 10 dias sem entregar vacinas ao Ministério da Saúde, mas pretende normalizar os envios ao PNI.

Covas disse que na próxima quarta-feira (5) o instituto entregará mais 1 milhão de doses da CoronaVac. Essas doses que serão enviadas ao governo federal nos próximos dias estão sendo produzidas a partir do lote de 3 mil litros de ingrediente farmacêutico ativo (IFA), importado da China. Os 3 mil litros de insumos são suficientes para produzir apenas 5 milhões de unidades da CoronaVac.

Para continuar a produção, o instituto paulista espera um novo lote de 3 mil litros de IFA, que ainda não tem previsão de chegada no Brasil. “Estamos neste momento aguardando uma posição da Sinovac em relação à entrega do próximo quantitativo de 3 mil litros. Solicitamos inclusive um aumento de 3 para 6 mil litros (de IFA) e devemos ter essa resposta brevemente para podermos entrar em um ritmo de produção acelerado”, afirmou Covas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação