A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta segunda-feira (14/6) a ampliação do prazo de validade da vacina da Janssen de três para quatro meses e meio. A extensão já havia sido autorizada pela FDA (US Food and Drug Administration, agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos).
Segundo a Anvisa, a aprovação do aumento do prazo de validade se baseou em uma avaliação que demonstrou que a vacina tende a se manter estável pelo período de 4,5 meses.
A extensão do prazo vai facilitar a logística de distribuição e aplicação da vacina no Brasil, já que o país receberá ainda este semana um lote de 3 milhões de doses, que tinha prazo de validade curto, com vencimento em 27 de junho. Agora, com a autorização da Anvisa, as vacinas da Janssen que chegam agora em junho no Brasil só devem vencer em agosto, o que facilita a distribuição do fármaco.
Nesta segunda (14), o Ministério da Saúde informou que o lote de 3 milhões de doses do imunizante não chegará ao Brasil nesta terça-feira (15/4), como estava previsto pelo pasta. O ministério ainda disse que a expectativa é de que as vacinas cheguem ainda esta semana, em três remessas, mas não detalhou as datas.
Diante do prazo curto, o Ministério da Saúde já havia decidido que esta primeira remessa seria enviada somente para as capitais dos estados em razão da necessidade de aplicar as doses antes da validade. A pasta ainda não detalhou se a estratégia de aplicação da vacina irá mudar com a extensão do prazo concedida pela Anvisa.
Compra em março
O governo federal comprou, em março, 38 milhões de doses da vacina da Janssen, que é a única disponível no mercado prevendo apenas uma dose para imunização completa. No Brasil, a vacina da Janssen está autorizada para uso emergencial desde 31 de março de 2021.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.