OLIMPÍADAS

"Não quero tratamento especial’, diz Medina sobre levar mulher a Tóquio

Surfista afirma que Yasmin Brunet faz parte do staff dele e que outros competidores levarão pessoas que não são ligadas ao esporte

Talita de Souza
postado em 08/07/2021 17:21
 (crédito: Reprodução/Instagram)
(crédito: Reprodução/Instagram)

O atleta de surfe Gabriel Medina veio a público, na noite dessa quarta-feira (7/7), explicar a insatisfação com a decisão do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) de vetar o nome da mulher dele, Yasmin Brunet, para participar do staff do surfista nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que começam em 23 de julho.

Medina afirma que não quer “tratamento especial” e que busca o cumprimento das mesmas regras aplicadas para outros atletas. “Todos estão levando uma pessoa que não é treinadora e coach, assim como a Yasmin também não é. Ela faz parte do meu staff, é com quem eu viajo, me ajuda e me acompanha, desde o início do ano”, declara. “Eu não quero levar uma pessoa a mais, eu só quero escolher a pessoa, como os outros. Infelizmente, para as Olimpíadas, parece que não vou conseguir. É isso, só vim desabafar para vocês”, completou.

Após a recusa do nome de Yasmin em 17 de junho, o casal recorreu ao comitê mais de uma vez. Medina afirma que chegou a ligar para o presidente do comitê e outros gestores da instituição, mas não teve êxito no pedido. Na noite da quarta-feira (7/7), o casal teve mais um pedido negado.

Medina fez um desabafo nas redes sociais sobre veto do nome da esposa para Jogos Olímpicos
Medina fez um desabafo nas redes sociais sobre veto do nome da esposa para Jogos Olímpicos (foto: Instagram/Reprodução)

A modelo Yasmin Brunet também fez críticas ao comitê em uma sequência de vídeos postados em uma rede social. “Ele pode levar uma pessoa, a que ele quiser, e estão decidindo por ele. Ele é um dos atletas com mais chance de medalha hoje em dia e tem esse descaso com um pedido dele que é para ser tratado igual os outros”, afirmou. Ela também diz que foram dadas “muitas desculpas que não fazem sentido” e até mesmo “inverdades”.

“A gente já chegou a receber um e-mail dizendo que, por questões internas, de preservação de imagem do COB e dos atletas, por essa questão, eu não poderia ir. A gente já recebeu a desculpa que eu estava numa lista que não seria a lista original, mas outra lista, o que não é verdade. A gente já recebeu uma desculpa que o COB liberou, mas o COI [Comitê Olímpico Internacional] não está liberando”, disse.

Devido às restrições instauradas para proteger os atletas e as equipes técnicas da covid-19, a COB reduziu o número de integrantes dos staffs para uma pessoa. Medina, então, pediu a troca do técnico australiano Andy King pela esposa, o que não foi aceito. “Só o atleta sabe o que vai precisar na situação, só ele sabe quem realmente vai ajudá-lo, quem ele quer que vá. Isso eu acho que deveria ser respeitado”, completou Yasmin. Os vídeos foram apagados na tarde desta quinta-feira (8/7).

Jogos Olímpicos não terão espectadores

Nesta quinta-feira (8/7), a ministra dos Jogos Olímpicos, Tamayo Marukawa, anunciou que a competição não terá espectadores. A decisão foi tomada após o registro de aumento de casos de infectados com a covid-19 na capital japonesa.

Mais cedo, o governo japonês decretou estado de emergência sanitária em Tóquio a partir da próxima segunda-feira (12/7) até 22 de agosto. As medidas são uma forma de contenção da alta taxa de transmissão do vírus, ampliada devido a contaminação pela variante Delta.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação