MANIFESTAÇÃO

Cineastas protestam contra Bolsonaro em Festival de Cannes: "Fora, gângster genocida"

Com aplausos de 15 minutos, exibição de filme em Cannes é marcada por críticas políticas contra Bolsonaro

Amanda Oliveira
postado em 09/07/2021 22:57 / atualizado em 09/07/2021 23:02
 (crédito: Reprodução/ Redes sociais)
(crédito: Reprodução/ Redes sociais)

Uma faixa com a frase "Brasil: 530.000 mortos. Fora, gângster genocida" foi estendida, nesta sexta-feira (9/7), no palco do Festival de Cannes, um dos principais festivais de cinema do mundo. O ato ocorreu logo após a exibição do longa-metragem ‘Marinheiro das montanhas’, do cineasta cearense Karim Aïnouz.

A manifestação contrária à condução da pandemia pelo presidente Jair Bolsonaro foi organizada pelas equipes de quatro produções brasileiras exibidas no evento. Além do novo filme de Aïnouz, também representam o país os curtas-metragens "Sideral", "Céu de agosto" e "Cantareira”.

Ainda durante o discurso de apresentação, o cineasta que ganhou um dos principais prêmios da competição em 2019, com "A Vida Invisível", criticou o governo e afirmou que “a democracia brasileira está em condição crítica, vivendo com a ajuda de aparelhos.”

A plateia reagiu ao protesto batendo palmas. De acordo com pessoas presentes na cerimônia, a aclamação a atitude dos profissionais teria durado aproximadamente 15 minutos.

"Gângster"

O termo "gângster" escrito na faixa é em referência a uma fala do cineasta Spike Lee. Nesta terça-feira (6/7), durante a tradicional coletiva de imprensa que antecede a abertura do festival francês, o presidente de Júri também fez críticas políticas a Jair Bolsonaro.

“Este mundo é governado por gângsters. O Agente Laranja [Donald Trump], o Cara do Brasil [Jair Bolsonaro] e o [Vladimir] Putin [...] Eles são gângsters e farão o que quiserem. Eles não têm moral nem escrúpulos. E temos que falar abertamente contra gângsteres como esse”, declarou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação