PANDEMIA

Diretores da Anvisa reforçam importância da vacinação contra covid-19

Durante reunião extraordinária pública da Diretoria Colegiada do órgão regulador, diretores ressaltaram a necessidade de imunização contra o vírus para combater doença

Maria Eduarda Cardim
postado em 11/08/2021 16:17 / atualizado em 11/08/2021 16:19
Presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, sobre imunização:
Presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, sobre imunização: "Não há que se ter dúvida" - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Os diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ressaltaram nesta quarta-feira (11/8) a importância da vacinação contra a covid-19. Os alertas foram feitos durante reunião extraordinária pública da Diretoria Colegiada, que aprovou por unanimidade o uso emergencial do medicamento Regkirona (regdanvimabe) para o tratamento da doença.

Além de ressaltar que os medicamentos já aprovados pela Anvisa podem ajudar a aliviar a carga do sistema de saúde brasileiro, os diretores reforçaram que a vacinação continua sendo a melhor e mais eficaz maneira no combate à pandemia. “Não há que se ter dúvida quanto à importância da vacinação. Essa dúvida não faz parte da tradição brasileira, não faz parte do passado do Brasil no que tange às campanhas de vacinação”, disse o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres.

Ele fez um alerta para que a população não deixe que a guerra política vista em meio à pandemia contamine a ciência. “Não podemos deixar que a contenda política contamine a ciência. Não podemos permitir que outros fatores atuem onde deve atuar a preservação da vida, a qualidade da vida e o acesso dos cidadãos aos recursos de saúde”, afirmou.

A diretora Meiruze Freitas aproveitou o momento do voto pela aprovação do novo medicamento contra a covid-19 para pedir que a população brasileira se vacine. “O ato de se vacinar é uma proteção individual e coletiva. Com a vacinação é que vamos combater a pandemia e reduzir os riscos de cepas que possam driblar às vacinas. Então, fazendo coro ao presidente da Anvisa, a todos os diretores dessa agência, e aos servidores da vigilância sanitária, eu ressalto a importância da vacinação, da primeira e da segunda dose”, declarou.

Terceira dose

Meiruze ainda destacou que se for necessária a aplicação de uma terceira dose da vacina, a Anvisa avaliará. “Estamos trabalhando com todo mérito e dedicação dos servidores para que seja ampliada a vacinação no Brasil com vacinas de qualidade, eficácia e segurança. Se necessário a terceira dose, certamente não nos furtaremos de fazer essa avaliação”, completou.

Já o diretor Alex Machado Campos indicou ainda que a vacina se faz ainda mais necessária já que esses medicamentos aprovados pela Anvisa para o tratamento da covid-19 não são baratos e não são de fácil acesso em um primeiro instante. "Isso acentua a necessidade de nos vacinarmos e irmos ao encontro da primeira vacina que chegar ao nosso alcance nas salas de vacinação de todo país", disse. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação