VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

Saúde tenta equilibrar distribuição de vacinas e diz que SP recebeu 301 mil doses a mais

Em coletiva de imprensa, secretária extraordinária de enfrentamento à covid-19, Rosana Leite de Melo, explicou que o governo estadual de São Paulo recebeu 301.955 doses da CoronaVac a mais

Maria Eduarda Cardim
postado em 18/08/2021 13:06 / atualizado em 18/08/2021 13:08
 (crédito: Governo do Estado de São Paulo/Divulgação)
(crédito: Governo do Estado de São Paulo/Divulgação)

O Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira (18/8) que readequou a distribuição de vacinas contra a covid-19 a fim de equilibrar a situação entre estados brasileiros, já que parte deles começou a imunizar adolescentes e outros ainda aplicam a primeira dose na população adulta.

O secretário-executivo da Saúde, Rodrigo Cruz, explicou que após finalizar o envio de vacinas necessárias para imunizar os grupos prioritários, foi preciso ver como estava a situação dos estados em relação à imunização da população adulta. O objetivo é que todas as unidades federativas vacinem contra a doença toda a população maior de 18 anos “ao mesmo tempo”.

A pasta, então, percebeu que algumas unidades da Federação já receberam quantidade suficiente de doses para imunizar adultos, e avançaram para a vacinação de adolescentes. No entanto, outros estados ainda vacinam maiores de 18 anos. Dessa forma, o Ministério da Saúde viu a necessidade de equilibrar a distribuição.

“Precisamos agora ajustar para que a gente faça uma distribuição mais equânime para todo o país”, disse o secretário-executivo. Para isso, o ministério subtrai o número da população acima de 18 anos de determinado estado pelo número de primeiras doses recebidas por este local e descobre quantas pessoas com mais de 18 anos ainda não receberam a primeira dose da vacina contra a covid. “A partir daí, a gente calcula em cada pauta um coeficiente e ele é utilizado para distribuição das doses”, indicou.

São Paulo

Ainda durante a entrevista coletiva para explicar a metodologia de distribuição de vacinas contra a covid-19, a pasta comentou a situação de São Paulo e afirmou que o estado recebeu 301 mil doses da CoronaVac a mais. São Paulo está avançado na imunização de adultos e começará a vacinar adolescentes nesta quarta.

"Lá atrás, em toda pauta do Butantan, 22,6% (das doses) ficavam com o estado de São Paulo. Ocorre que com esse novo desenho para distribuição das vacinas, esse percentual precisou ser reduzido para que a gente pudesse compensar no resto do país”, explicou o secretário-executivo da Saúde. Dessa forma, São Paulo acabou ficando com vacinas “a mais”.

A princípio, para tentar equilibrar, o Ministério da Saúde descontou doses da Pfizer do estado, mas depois entendeu que cometeu um equívoco porque na verdade São Paulo deveria receber menos doses da mesma vacina. Segundo o Ministério da Saúde, as doses descontadas da Pfizer já foram devolvidas ao estado.

“Hoje, o Instituto Butantan entregou a mais 301.955 doses para o estado de São Paulo. [...] Como acordamos, nós não iríamos descontar de outro imunizante, então ele está a dever 301 mil doses da vacina do Butantan”, disse a secretária extraordinária de enfrentamento à covid-19, Rosana Leite de Melo.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, comentou a situação e disse que descarta conduta de má fé por parte do governo paulista. “Quando falamos dessas doses hipoteticamente a mais que o Instituto Butantan distribuiu para o governo do estado de São Paulo, eu, pessoalmente, por conhecer o secretário (estadual de Saúde) Jean (Gorinchteyn) e o próprio Dimas Covas (diretor do Butantan), descarto qualquer tipo de conduta de má fé. Não há isso de maneira nenhuma. É apenas uma questão de divergência e entendimento”, afirmou.

Queiroga indicou, contudo, ser necessário equilibrar a distribuição de vacinas já que alguns estados estão adiantados na imunização. “Estamos vacinando no estado de São Paulo adolescentes e em outros estados ainda não conseguimos chegar na faixa etária de 18 anos, então cumpre ao Ministério da Saúde equilibrar. O mesmo compromisso que nós temos com os brasileiros que residem em São Paulo, nós temos com os brasileiros que residem no estado do Pará”, ressaltou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação