PANDEMIA

Covid com hora marcada? Novo decreto de prefeitura para boates vira meme

Controle de pessoas baseado em horário e pulseiras em casas noturnas por etapa de imunização faz com que usuários das redes sociais debochem de medida de segurança

Talita de Souza
postado em 21/10/2021 18:02
Moradores da cidade afirmam que o vírus não é regido por horários ou pulseiras e criticam medida da Prefeitura de Juiz de Fora -  (crédito: Breno Alves)
Moradores da cidade afirmam que o vírus não é regido por horários ou pulseiras e criticam medida da Prefeitura de Juiz de Fora - (crédito: Breno Alves)

Uma nota técnica divulgada, na segunda-feira (18/10), pela Prefeitura de Juiz de Fora (MG) viralizou nas redes sociais e tem sido alvo de críticas e piadas. O documento, com orientações de combate contra a covid-19, autoriza o funcionamento de casas noturnas até 6h a quem tomou as duas doses da vacina e até 1h a quem só tomou uma delas. Além disso, impõe, como medida de segurança, o uso de pulseira para sinalizar em qual etapa de imunização o cliente se encontra. 

“Ainda bem que o vírus é pontual. Imagina se ele chega às 0h59?”, ironiza um usuário. “Vai sair decreto em que os velhos com 3ª dose poderão ficar sete dias”, diz outro. “Imagina o DJ: ‘parou parou parou, corta o som: galera da primeira dose pode ir saindo…. segunda dose mão pra cima e dá um grito”, escreveu um usuário.

O publicitário e designer Breno Alves aproveitou uma cena do filme Vingadores para ironizar a medida de segurança: 

Além dos memes, os moradores da cidade criticaram as orientações sem efeito. “Qual a lógica? O vírus tem hora pra começar a contaminar a galera? kkkkkkkk eu amo esses surtos com as leis pra covid”, debochou um perfil.

“As canetadas do prefeito… ninguém nunca pensou nessa antes. Mais preventivo que isso só o banquinho com álcool em gel na porta”, disse uma moradora.

A nota técnica foi divulgada pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic) e prevê punições para quem não cumprir a determinação. De acordo com a prefeitura, o município atingiu a marca de 60% da população com a imunização completa e, por isso, as medidas estão sendo flexibilizadas. 

A reportagem entrou em contato com a prefeitura para saber se havia alguma manifestação com relação às críticas e não obteve resposta até o fechamento da matéria. O espaço continua aberto. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação