Kit covid

Sem Anvisa, votação da Conitec sobre 'kit covid' termina empatada

Ao todo, seis membros votaram a favor da incorporação do 'kit covid' e seis contra. Agora, análise segue para consulta pública

Maria Eduarda Cardim
postado em 21/10/2021 17:41 / atualizado em 21/10/2021 17:45
 (crédito: Mateus Bonomi/AFP )
(crédito: Mateus Bonomi/AFP )

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) voltou a apreciar, nesta quinta-feira (21/10), as Diretrizes Brasileiras para Tratamento Medicamentoso Ambulatorial do Paciente com Covid-19, que decidirá se o chamado 'kit covid', que conta com medicamentos como a hidroxicloroquina, deve ser incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento da doença.

A decisão julgou um parecer técnico que desaprova o uso dos medicamentos e terminou com empate entre os 12 integrantes presentes no plenário. Seis integrantes votaram a favor do documentos e outros seis contrários ao texto que não recomenda o 'kit covid'. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não participou da votação do texto. 

O representante da Anvisa na reunião da Conitec, o gerente geral de medicamentos, Gustavo Mendes, participava da reunião de forma on-line até 12h40, mas teve que se ausentar porque pegaria um voo para Brasília após cumprir agenda de trabalho em São Paulo. Até este momento, não havia sido definido o horário da votação do relatório.

Quando retornou à reunião, 14h20, percebeu que esta já havia sido finalizada e que o relatório sobre as diretrizes de tratamento ambulatorial da covid-19 havia sido votado. Dessa forma, não participou da votação. 

Consulta pública

A deliberação, no entanto, ainda é preliminar, já que agora segue para consulta pública por 20 dias e depois volta ao plenário da comissão para uma nova votação, considerando as contribuições do público. 

Qualquer pessoa pode enviar contribuições técnico-científicas, como de experiência ou opinião, por meio dos formulários eletrônicos que serão disponibilizados no site. 

Depois da deliberação final da Conitec, a diretriz é encaminhada ao secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos (SCTIE) do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto, que decide se acata ou não recomendação da comissão. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação