Acidente aéreo

Avião de cantora podia estar numa altitude abaixo do ideal para pousar

Piloto analisa o que pode ter contribuído para a queda do avião, que transportava Marília Mendonça

Ivan Drummond - Estado de Minas
postado em 08/11/2021 16:05 / atualizado em 08/11/2021 16:05
Há indícios de que avião que transportava Marília Mendonça estava numa altitude muito abaixo da desejada para o local -  (crédito: CBMMG/Divulgação)
Há indícios de que avião que transportava Marília Mendonça estava numa altitude muito abaixo da desejada para o local - (crédito: CBMMG/Divulgação)

Pode ter havido um erro de cálculo do experiente piloto que comandava a aeronave que se acidentou em Caratinga, na última sexta-feira (5/11), provocando a morte da cantora e compositora Marília Mendonça, seu produtor, seu tio e assessor, piloto e copiloto. A informação é do piloto mineiro Caio Libório, de 45 anos, bastante experiente, com mais de 20 anos de pilotagem. Caio, que conhece bem o aeroporto de Caratinga, diz que existem peculiaridades naquela pista de pouso e que provavelmente o avião estaria abaixo da altitude desejada.

“Cada aeroporto tem uma peculiaridade. Até mesmo na Pampulha, por exemplo, a lagoa muda a sensação de profundidade para chegar a pista”, comenta Caio, que explica que, para pousar em Caratinga, existem dois tipos de aproximação, uma curta e uma longa, que foi a escolhida pelo piloto do referido avião.

Segundo ele, o aeroporto tem uma característica diferente de outros aeroportos por estar entre duas montanhas. “A sensação de profundidade por ter feito com que o avião estivesse numa atitude abaixo da recomendada. Mesmo com o altímetro, a sensação de profundidade para chegar à pista pode mudar aos olhos do piloto.”

Ele conta que existe uma semelhança entre dois aeroportos mineiros, o de Caratinga e o de Ubá. “Os dois têm uma cabeceira que é mais recomendada que a outra, pois tem menos obstáculos. Angra dos Reis, por exemplo, você só acessa a pista do mar, tanto para pouso quanto para decolagem. De oura forma, o risco de acidente é muito grande.”

 Leia também:

Caio diz que o aeroporto de Maraú tem uma característica diferente, pois tanto o pouso quanto a decolagem têm de ser feitos da terra para o mar. “Lá, existe um hotel na ponta do aeroporto e tem ainda a fiação. A sensação de quem tenta pousar no sentido contrário é que há um encurtamento da pista.”


O piloto conta que informações sobre cada aeroporto estão disponíveis na internet, com acesso somente para pilotos e que é comum, quando um piloto vai pousar num aeroporto que ainda não conheça, se abastecer com essas informações.


Falta de sinalização

Caio diz que existe, sim, uma grande possibilidade de que o piloto estivesse baixo demais e que por isso teria atingido a fiação, mas acrescenta que faltava sinalização.


“Independentenente de a fiação não estar tão próxima, ela teria de ter a sinalização, que são os balões de borracha. Com certeza, o piloto teria visto essa sinalização. Do jeito que está, é praticamente impossível ver um fio e arremeter”, afirma.


De qualquer forma, o piloto explica que todas as informações virão das investigações do Cenipa, que deve conter todos os detalhes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação