Descoberta

Banguela e com nome da realeza: descoberta nova espécie de dinossauro brasileira

Chamada de Berthasaura Leopoldinae, o fóssil foi encontrado em um trecho rural do município de Cruzeiro do Oeste, no Paraná

Thays Martins
postado em 18/11/2021 16:07
 (crédito: UFRJ/ divulgação )
(crédito: UFRJ/ divulgação )

O Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) anunciou, nesta quinta-feira (18/11), a descoberta de uma nova espécie de dinossauro brasileira. Todo o processo para registrar a espécie demorou sete anos. A descoberta foi publicada em um artigo na revista Nature.

Chamada de Berthasaura Leopoldinae, o fóssil foi encontrado em um trecho rural do município de Cruzeiro do Oeste, no Paraná. As escavações ocorreram entre 2011 e 2014. O nome é uma homenagem a Bertha Lutz, pesquisadora brasileira, à imperatriz Maria Leopoldina e à escola de samba Imperatriz Leopoldinense.

A espécie viveu no Brasil entre 70 e 80 milhões de anos atrás, de acordo com estimativas dos pesquisadores.

Fóssil dinossauro
Fóssil dinossauro (foto: Divulgação/Museu Nacional)


Berthasaura Leopoldinae chamou atenção dos pesquisadores por ser a primeira espécie edêntula da América do Sul, isso quer dizer que ela não tem dentes. Por isso, os pesquisadores ainda não sabem dizer como ela se alimentava, mas presumem que ela possa ter sido herbívoro ou onívoro. 

A espécie tinha por volta de 1 metro de cumprimento e 80 cm de altura. Os dados foram obtidos devido a boa conservação da ossada.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação