CB FÓRUM LIVE

"Brasil precisa de autonomia no campo da saúde", diz deputado Luizinho

Para o deputado federal, a soberania no país neste setor se viu ainda mais necessária na pandemia da covid-19

Maria Eduarda Cardim
postado em 06/12/2021 16:54 / atualizado em 06/12/2021 16:55
 (crédito: Reprodução/Youtube)
(crédito: Reprodução/Youtube)

Participante do primeiro painel do CB Fórum Live "Inovação além do tratamento", o médico e deputado Dr. Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ), conhecido como Luizinho, ressaltou a necessidade de o Brasil ter autonomia no campo da saúde. Para ele, a soberania no país neste setor se viu ainda mais necessária na pandemia da covid-19. O primeiro painel do fórum tratou sobre a inovação além do produto na indústria farmacêutica.

No evento, realizado pelo Correio Braziliense, com patrocínio da Roche Farma Brasil, o deputado defendeu a aprovação de projetos de lei que facilitem a entrada de empresas estrangeiras no Brasil para a produção de insumos e materiais de saúde no Brasil, que é, segundo ele, o maior comprador do mundo em saúde.

"Para que a inovação científica traga um benefício direto para nossa população quero acoplar a inovação e o avanço da tecnologia a geração de emprego e renda no nosso país", indicou o deputado. Desta forma, para tentar unir inovação com geração de emprego e renda no país, o deputado apresentou um projeto de lei, em 2019, para instituir a Estratégia Nacional de Saúde.

"Ela faz com que o Brasil possa trazer e considerar empresas estratégicas para a área de saúde, empresas que venham produzir no nosso país materiais, medicamentos, insumos, tentando trazer a soberania para o Brasil no campo da saúde", indicou.

O Projeto de Lei nº 2.583 está pronto para ser pautado na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), a qual Luiz Antonio é presidente. O médico, indicou que a pandemia da covid-19 mostrou que países com mais soberania na área da saúde como China e Índia podem reter insumos e atender quem desejar em um momento de dificuldade.

“A pandemia nos provou que países como China e Índia, em momentos de dificuldade, eles retém os seus insumos e atendem quem eles querem. O Brasil precisa de autonomia nessa área”, completou.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE