Sabia não, uai

Conheça o doce de leite que foi considerado patrimônio cultural imaterial

Processo de fabricação da sobremesa que ganhou a mesa dos mineiros leva o nome de Viçosa, cidade na Zona da Mata, para todo Brasil

Déborah Lima -EM
postado em 07/01/2022 16:40 / atualizado em 07/01/2022 16:53
 (crédito:  Diretoria de Comunicação Institucional da UFV)
(crédito: Diretoria de Comunicação Institucional da UFV)

O mineiro tem sobremesa predileta: doce de leite. A preferência é tão forte que em Minas diversas cidades disputam quem fabrica o melhor. Se é o melhor ou não, não dá pra saber. Mas o tradicional produzido em Viçosa, na Zona da Mata, agora é Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais.

Na última quarta-feira (5/1), o governador Romeu Zema (Novo) sancionou a Lei 632/2019, que reconhece como de relevante interesse cultural do Estado o processo de fabricação do doce de leite Viçosa.

Dessa forma, o processo de fabricação poderá, a critério dos órgãos responsáveis pela política de patrimônio cultural do Estado, ser objeto de proteção específica.

O delicioso patrimônio – e bem melhor que nutella, não é mesmo? – é produzido pela Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) com a Universidade Federal de Viçosa.

Para o diretor-presidente da Funarbe, Rodrigo Gava, o reconhecimento do processo de fabricação do produto como Patrimônio Cultural Imaterial "traz um orgulho imensurável para todos que estão envolvidos nessa cadeia produtiva. Além de reafirmar a importância de garantir a preservação da herança cultural, a conservação da memória e a valorização da identidade mineira”.

O fato de Viçosa abrigar a fábrica faz ela ser conhecida, muitas vezes, pela terra do doce e menos pela universidade. O produto foi tão bem sucedido que ajudou a cidade a se fundir em torno da sobremesa. "Acaba que o doce de leite fica um elo de orgulho para a cidade. Coloca a fundação e a universidade mais próxima da cultura e história da cidade", acrescenta Rodrigo.

Segredo do sucesso

O presidente da Funarbe revela que o segredo da receita é justamente não ter segredo. “Digo que a gente tem que se superar sempre. Mas é leite e açúcar. Você tem um processo de aquecimento, o segredo é fazer o mais básico e simples da maneira mais atenta possível”, explica.

Além disso, por se tratar de um ambiente acadêmico, não faltam estudos para desenvolver novas melhorias. “Nosso leite é tratado na própria gestão das unidades rurais de onde sai o leite, então temos controle da qualidade do leite. Há ainda cuidado na distribuição, todo trabalho sanitário, checagem, testagem. Pra gente ter um leite de alta qualidade é complexo. Produto simples com complexidade de gestão”, acrescenta.

Preço do doce
E se há quem reclama em mexer no bolso na hora de se deliciar, vale a pena ressaltar que a fabricação do Doce de Leite Viçosa não tem fins lucrativos. “O dinheiro que a gente ganha não vai enriquecer patrão, vai pra universidade e nossos processos de melhoria”, garante Rodrigo.

Por isso, se o preço do doce ficar salgado, nem sempre é um mau sinal. Sendo uma fundação de apoio, a Funarbe realiza diversas atividades de inovação, pesquisa e ensino. “Tudo que se ganha vai manter a infraestrutura e também retornar para a universidade”, reforça.

Premiações importantes
O doce de leite Viçosa participa do evento mais respeitado do país, o Concurso Nacional de Produtos Lácteos – CNPL (organizado pela Epamig e Instituto de Laticínios Cândido Tostes) desde 2000, sendo sempre premiado entre os três primeiros colocados.

O doce de leite Viçosa venceu o concurso em dez ocasiões: 2001, 2004, 2006, 2008, 2011, 2012, 2013, 2015, 2016 e 2019. Com as premiações, o Doce de Leite Viçosa tornou-se um recordista do concurso, sendo o mais premiado em todas as edições do CNPL.

Em 2016 e 2017, a marca também foi agraciada com condecoração recebida da Frente Gastronomia Mineira e o Instituto Eduardo Frieiro, atestando a importância do trabalho na valorização para tornar reconhecida, nacional e internacionalmente a cultura gastronômica de Minas Gerais.

Em 2019, pela décima vez, o doce de leite Viçosa foi eleito o melhor do Brasil no Concurso Nacional de Produtos Lácteos, e se consagra como o maior vencedor geral da história da premiação.

Próximos planos
Prêmios, notoriedade e patrimônio cultural. Se o combo pode parecer suficiente para o crescimento da fabricação, não é bem assim que pensa a universidade. Para Rodrigo, o principal foco é pensar em qualidade.

"Nossos planos não são de crescimento, são de melhoria. Pensar em novas formas de fazer melhor, com mais eficiência do que já se faz. A ideia é melhoria contínua", conclui.

Todos esses fatores, associado ao jeito mineiro de sempre querer agradar, proporcionou que o Doce de Leite Tradicional Viçosa não seja somente uma sobremesa, mas um valioso presente em mesas de vários lugares do Brasil.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação