EM 24 HORAS

Chuvas: Mais 196 municípios mineiros declaram situação de emergência

O estado perdeu 24 vidas em decorrência das tempestades. O governador solicitou ao governo federal R$ 935,6 milhões para o enfrentamento dos danos

Taísa Medeiros
postado em 12/01/2022 19:59 / atualizado em 12/01/2022 20:00
O estado contabiliza 3.992 desabrigados e 24.610 desalojados -  (crédito:  DOUGLAS MAGNO)
O estado contabiliza 3.992 desabrigados e 24.610 desalojados - (crédito: DOUGLAS MAGNO)

Em Minas Gerais chega a 341 o número de municípios em situação de emergência por conta das chuvas intensas, um aumento de 196 em questão de 24 horas. O estado já contabiliza 24 mortes em decorrência das tempestades, 3.992 desabrigados e 24.610 desalojados, segundo informou nesta terça-feira (11/1)) a Defesa Civil.

A situação preocupante fez com que o governador do estado, Romeu Zema (Novo) enviasse um pedido ao governo federal. Zema solicitou R$ 935,6 milhões para o enfrentamento dos danos causados pelas chuvas. O pedido foi formalizado, via ofício, após o encontro com os ministros do Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Pereira Leite, e da Cidadania, João Roma.

“Os recursos serão de extrema importância, pois temos milhares de pessoas desabrigadas e desalojadas nas regiões atingidas pelas chuvas que perderam suas casas e pertences. O momento é muito difícil”, alegou.

Os riscos evidenciados pelas chuvas seguem sendo alertados. O coordenador Estadual de Defesa Civil, coronel Osvaldo de Souza Marques, pediu maior atenção da população. “As pessoas que moram próximas às encostas e aos rios precisam ficar atentas aos deslocamentos de massas e ao aparecimento de rachaduras. Não fique em casa. Vá para os abrigos públicos, pois a vida é o mais importante”, alertou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação