Luto

Morre Olavo de Carvalho, aos 74 anos, nos Estados Unidos

Informação foi divulgada pelos perfis oficiais do escritor; causa da morte não foi confirmada, mas o Olavo havia sido diagnosticado com covid-19 no dia 16 de janeiro

Ronayre Nunes
Pablo Giovanni*
Aline Brito
postado em 25/01/2022 03:11 / atualizado em 25/01/2022 03:17
Carvalho deixa a esposa, Roxane, oito filhos e 18 netos -  (crédito: Reprodução)
Carvalho deixa a esposa, Roxane, oito filhos e 18 netos - (crédito: Reprodução)

Morreu nesta segunda-feira (24/1), o escritor Olavo de Carvalho, aos 74 anos. A informação foi divulgada pelas redes sociais do filósofo na madrugada desta terça-feira (25/1). De acordo com o comunicado da família, Olavo estava internado em um hospital na região de Richmond, no estado da Virgínia, nos Estados Unidos.

A nota não deixa claro a razão,— em específico — da morte, porém, o escritor havia sido diagnosticado com covid-19 no último dia 16 de janeiro. Ainda na época, Olavo tinha cancelado as aulas de filosofia que realizava de forma on-line. A família do escritor não informou o horário do velório e do sepultamento de Olavo nos Estados Unidos, onde mora desde 2005.

Carvalho deixa a esposa, Roxane, oito filhos e 18 netos.

Confira o pronunciamento

“A família agradece a todos os amigos as mensagens de solidariedade e pede orações pela alma do professor”, disse a família, em comunicado nas redes sociais.

 

Nota de falecimento

Olavo Luiz Pimentel de Carvalho (1947-2022)

Com grande pesar, a família do professor Olavo de Carvalho comunica a notícia de sua morte na noite de 24 de janeiro, na região de Richmond, na Virgínia, onde se encontrava hospitalizado. pic.twitter.com/mNoZjhaEh6

— Olavo de Carvalho (@opropriolavo) January 25, 2022 " target="_blank" rel="noopener noreferrer">

Histórico de saúde

Entre julho e agosto do ano passado, Olavo de Carvalho foi internado três vezes no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (InCor). Ele é cardiopata e, nesse período, foi submetido a diversos tratamentos, uma cirurgia na bexiga e um cateterismo de emergência.

Em abril do mesmo ano, o escritor foi internado nos Estados Unidos, onde mora desde 2005, para tratar de problemas respiratórios.

Bolsonarismo

Considerado, especialmente durante a campanha à presidência de 2018, como um dos “gurus” do presidente Jair Bolsonaro (PL), Olavo de Carvalho era constantemente elogiado pelo então candidato, e por parte da base governista. Após a eleição, contudo, Olavo virou alvo de críticas por parte de militares.

Um dos destaques da crise na relação com o bolsonarismo foi o adjetivo usado por Hamilton Mourão, em 2019, para definir Olavo: “astrólogo”. A alfinetada ocorreu logo após a postagem de um vídeo criticando os militares.

Em contrapartida, Olavo já declarou à jornalistas que "Mourão é um idiota".

*Estagiário sob supervisão de Ronayre Nunes

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação