Covid-19

Angotti Neto diz ao STF que se baseou em "estudos antigos" para fazer nota do kit covid

Secretário do Ministério da Saúde afirmou que, na época em que escreveu a nota técnica defendendo a hidroxocloroquina, não havia muita informação sobre os imunizantes

Gabriela Bernardes*
postado em 04/02/2022 17:12 / atualizado em 04/02/2022 17:13
 (crédito: Tony Winston/MS)
(crédito: Tony Winston/MS)

Ao Supremo Tribunal Federal (STF), o secretário de Ciência e Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto, afirmou que, na época que escreveu a nota técnica em que defendeu o uso do kit covid — que contém medicamentos reconhecidamente sem eficácia contra o novo coronavírus —, no tratamento de pacientes infectados, só possuía “informações preliminares” sobre a eficiência da vacina contra a doença.

A parte do documento que suscitava dúvidas a respeito dos imunizantes contra a doença é uma tabela que comparava informações de diferentes tecnologias utilizadas na prevenção e no tratamento do vírus.

“Ao dispor na tabela a resposta ‘não’, ao se referir a vacinas, deve-se compreender que, à época, somente estavam disponíveis resultados de publicações interinas em termos de eficácia e segurança, conforme se depreende da leitura do próprio relatório que serviu de base para a decisão do Plenário da Conitec”, diz o texto do secretário enviado ao Supremo.

A nota técnica foi assinada em janeiro deste ano, quando o Brasil e outros países do mundo já imunizavam sua população há mais de um ano.

Angotti ainda afirmou que a população deve, sim, se vacinar, mas que é preciso acompanhar casos de reações adversas “para a efetiva definição da segurança das vacinas avaliadas”.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, também respondeu ao Supremo, mas ressaltou que cabe apenas ao secretário, que assina o documento, os esclarecimentos à Corte.

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação