Vacinação infantil

Tabela que coloca em dúvida segurança de vacinas é retirada de nota da Saúde

Mudança foi feita em nota técnica da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos (SCTIE) que rejeitou o protocolo contrário ao uso do chamado kit covid no tratamento do coronavírus

Maria Eduarda Cardim
postado em 26/01/2022 14:27 / atualizado em 26/01/2022 17:48
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

O Ministério da Saúde retirou nesta quarta-feira (26/1) a tabela que colocava em dúvida a segurança e a efetividade das vacinas contra covid-19 da nota técnica publicada na última semana. A nota justifica a portaria que defendeu a manutenção do chamado kit covid, que contém medicamentos reconhecidamente sem eficácia contra o novo coronavírus, no tratamento de pacientes infectados. 

A parte do documento que suscitava dúvidas a respeito dos imunizantes contra a doença é uma tabela que comparava informações de diferentes tecnologias utilizadas na prevenção e no tratamento do vírus.

A tabela em questão indica que estudos demonstraram haver efetividade e segurança no uso de hidroxicloroquina no tratamento contra a covid-19, hipótese já amplamente discutida e descartada pela comunidade científica.

A informação dada era de que os imunizantes não possuem a efetividade e nem a segurança demonstradas em estudos, o que não é verdade. Todos as vacinas aplicadas no Brasil foram aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e passaram por estudos prévios.

Tabela de nota técnica do Ministério da Saúde
Tabela de nota técnica do Ministério da Saúde (foto: Reprodução)

Orientação ignorada

A tabela foi retirada do documento. No entanto, a decisão de rejeitar a orientação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias ao Sistema Único de Saúde (Conitec) para não utilizar medicamentos do chamado kit covid para tratamento em pacientes do SUS infectados com a covid-19 permanece.

Na prática, a decisão mantém o país sem uma recomendação oficial de como atender aos pacientes infectados, após quase dois anos de pandemia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação