O laboratório farmacêutico Pfizer apresentou nesta quinta-feira (16/2), um pedido à Anvisa para o uso emergencial do medicamento para covid-19, Paxlovid (nirmatrelvir + ritonavir). O Paxlovid é um medicamento do tipo antiviral e de uso oral. De acordo com a Pfizer, os estudos apontam que esse medicamento, quando administrado no início da infecção, tem a capacidade de reduzir os casos de hospitalização e mortes.
Esses dados serão avaliados pela Anvisa, que tem até 30 dias para emitir um parecer. A análise não considera o tempo do processo em status de exigência técnica, que é quando o laboratório precisa responder questões técnicas feitas pela Agência no processo.
As primeiras 24 horas de análise serão utilizadas para fazer uma triagem do processo e verificar se os documentos necessários estão disponíveis. Se houver informações importantes faltando, a Agência pode solicitá-las ao laboratório.
No dia 19 de janeiro deste ano, a Anvisa e a Pfizer já haviam realizado a reunião de pré-submissão desse produto, o que acontece antes do envio formal do pedido pela empresa.
Saiba Mais
- Brasil Queiroga oficializa troca na gestão das secretarias do Ministério da Saúde
- Brasil Sobe para 38 o número de mortos devido às chuvas em Petrópolis
- Brasil Quadrilha invade casa, rende moradores e leva quase R$ 260 mil
- Brasil Mineiro que matou esposa nos EUA com taco de beisebol é condenado a 20 anos
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.