PANDEMIA

Covid-19: Anvisa aprova registro definitivo da vacina da Janssen

A agência também atualizou a bula da vacina, que descreve a composição do medicamento, as indicações e contraindicações, além de uma explicação sobre como o imunizante funciona

Correio Braziliense
postado em 05/04/2022 09:35 / atualizado em 05/04/2022 09:36
O registro da Janssen prevê a imunização regular e também a dose de reforço -  (crédito: FREDERIC J. BROWN/AFP)
O registro da Janssen prevê a imunização regular e também a dose de reforço - (crédito: FREDERIC J. BROWN/AFP)

Aprovada para uso emergencial desde 31 de março do ano passado, a vacina contra a covid-19 produzida pela empresa Janssen ganhou o registro definitivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta terça-feira (5/4). O registro prevê a imunização regular e também a dose de reforço.

A agência também atualizou a bula da vacina, que descreve a composição do medicamento, as indicações e contraindicações, além de uma explicação sobre como o imunizante funciona. Você pode acessá-la aqui.

O registro traz a certeza de que a vacina foi aprovada nos requisitos da Anvisa e de outras agências reguladoras do mundo, o que se chama padrão ouro de avaliação de um medicamento. Além disso, o registro é composto por um plano de mitigação de riscos e adoção de medidas de monitoramento.

A Janssen é indicada para pessoas com 18 anos ou mais e é aplicada em dose única para imunização regular. A dose de reforço pode ser administrada pelo menos dois meses após a primeira dose. Ela também é indicada para o esquema vacinal de reforço heterólogo, quando é usada uma vacina diferente. Nesse caso, ela continua o processo de imunização da Pfizer.

De acordo com dados do consórcio de veículos de imprensa, no domingo (3/4) 74,92% dos brasileiros estão completamente imunizados contra a covid-19. A dose de reforço já foi aplicada em 36,39% da população. Em crianças, o percentual de imunização com a primeira dose é de 52,67%.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação