Mickey e Baby Yoda

Álcool em gel da Disney sofre recall por ter substâncias cancerígenas

Recall ocorreu após a FDA, empresa que administra uso de medicamentos nos EUA, alertar sobre o uso de metanol e benzeno nos desinfetantes

Camilla Germano
postado em 04/04/2022 19:55
 (crédito: Reprodução/FDA)
(crédito: Reprodução/FDA)

Um lote de álcool em gel com ilustrações do Mickey e do Baby Yoda, de Star Wars, sofreu recall nos Estados Unidos após serem encontradas substâncias cancerígenas na composição do produto.

Segundo a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês), foi encontrada a presença de benzeno no produto de Star Wars e metanol no produto com a imagem do Mickey.

Ao ser notificada dos resultados, a empresa Best Brands, dona do produto, anunciou, nesta segunda-feira (4/4), o recall voluntário dos produtos que foram produzidos entre abril e maio de 2020.

De acordo com a FDA, o benzeno é classificado como cancerígeno humano e a exposição à substância pode ocorrer por inalação oral ou pela pele e pode resultar em câncer, incluindo leucemia e câncer de sangue da medula óssea além de outros distúrbios do sangue.

Já a exposição ao metanol pode resultar em náuseas, vômitos, dor de cabeça, visão turva, coma, convulsões, cegueira permanente, danos permanentes ao sistema nervoso central ou morte.

A entidade confirmou ainda que a empresa Best Brands não recebeu nenhum relatório de eventos adversos relacionados a esses lotes, ou a qualquer lotes de álcool em gel produzido por eles. 

Os produtos não são comercializados no Brasil. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação