TURISMO ESPACIAL

Mineiro ganha sorteio e será o 1º turista espacial brasileiro

Ele também será o segundo brasileiro a estar no espaço. Antes dele, apenas o astronauta profissional Marcos Pontes esteve fora da Terra, em 2006

Correio Braziliense
postado em 09/05/2022 22:37
 (crédito: CSA/Reprodução)
(crédito: CSA/Reprodução)

O engenheiro de produção Victor Hespanha, de 28 anos, fará história ao se tornar o primeiro brasileiro a vivenciar uma experiência de turismo espacial com a empresa Blue Origin. A vaga para ser um dos seis tripulantes presentes na missão NS-21 também foi uma surpresa para o mineiro de Belo Horizonte (MG), que ganhou a jornada exclusiva ao ser sorteado pela Crypto Space Agency (CSA), após comprar um NFT na empresa com criptomoedas. O anúncio foi feito pela CSA nesta segunda-feira (9/5).

Além de ser o brasileiro que estreará no turismo espacial, ele será o segundo a estar no espaço. Antes dele, apenas o astronauta profissional Marcos Pontes esteve fora da Terra, quando foi à Estação Espacial Internacional (ISS) em 2006.

Para conquistar a viagem, que ainda não teve data divulgada, o engenheiro investiu cerca de R$ 4 mil em NFT há cerca de duas semanas. A compra deu direito a participar do sorteio da CSA para ser um dos seis participantes da viagem promovida pela Blue Origin. As informações são do G1.

“Estou ansioso para realizar este sonho de infância, vai ser um marco na minha vida. Parece que estou vivendo em um filme, a ficha não caiu”, disse. Ao saber que foi sorteado, o morador do bairro Santo Antônio, em BH, afirma que ficou assustado por vivenciar algo que antes pensava ser possível apenas a “bilionários”.

“É assustador também, nunca pensei [que conseguiria]. Sou uma pessoa comum, mas estou tendo essa oportunidade incrível. Isso é para mostrar que viagem ao espaço não é só coisa de bilionário”, disse ele ao G1.

De acordo com o engenheiro, a viagem terá 11 minutos de duração, nos quais cinco serão em gravidade zero. Essa viagem é denominada suborbital, ou seja, a nave não entra em órbita, mas alcança a borda do espaço, após ultrapassar o limite da linha de Kárman (100 km acima do nível do mar, o limite para definir o início do espaço), e desce logo em seguida.

A Blue Origen é do bilionário Jeff Bezos e já levou 20 pessoas a conhecer o turismo espacial. O primeiro voo tripulado foi estreado pelo próprio Jeff, em julho de 2021, junto a mais três pessoas.

Victor conta, ainda, que a mãe chorou ao descobrir a viagem. "Quando meus pais souberam ficaram incrédulos, meus amigos também. Minha mãe chorou achando que eu ia morrer, depois achou que eu ia para a lua, mas expliquei para ela que não era nada disso e rimos. Todos ficaram felizes pela oportunidade que vou ter”, conta o engenheiro.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação