Corte no MEC

Após corte do governo federal, Ufam tem R$ 15 milhões bloqueados do Orçamento

O reitor Sylvio Puga e a vice-reitora Therezinha Fraxe informaram que deverão se reunir com representantes do MEC ainda nesta segunda-feira (30/5) para tentar reverter o corte

Michelle Portela
postado em 30/05/2022 14:31 / atualizado em 30/05/2022 17:00
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) perdeu R$ 15 milhões no orçamento deste ano após o bloqueio de 14,5% das verbas destinadas às universidades e institutos federais vinculados ao Ministério da Educação (MEC). O bloqueio foi comunicado na sexta-feira (27/5) e deverá ser confirmado no decreto presidencial de corte orçamentário previsto para ser publicado ainda nesta terça-feira (30).

O reitor Sylvio Puga e a vice-reitora Therezinha Fraxe informaram, por meio de nota, que deverão se reunir com representantes do MEC ainda hoje para tentar reverter o corte.

Além da Ufam, outras universidades federais estão mobilizadas contra os cortes no orçamento. Por isso, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) chamou uma reunião para debater o tema às 17h desta segunda-feira.

A princípio, o corte do MEC afeta o orçamento dito “discricionário” de entidades vinculadas ao ministério em 14,5%, como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação