Astronomia

Observatório registra passagem de meteoro brilhante em Minas Gerais

Observatório do Pico dos Dias divulgou na terça-feira (5) imagens de um meteoro brilhante que passou pelo céu de Brazópolis, no Sul de Minas

Jéssica Alves - Especial para o EM
postado em 06/07/2022 17:54 / atualizado em 06/07/2022 17:56
 (crédito: Divulgação/Observatório do Pico dos Dias)
(crédito: Divulgação/Observatório do Pico dos Dias)

O Observatório do Pico dos Dias, em Brazópolis, no Sul de Minas Gerais, divulgou na terça-feira (5/7) o registro de um meteoro brilhante que passou pela região na noite de 4 de julho.

Apesar de ser considerado um evento astronômico comum, uma imagem nítida como a captada pelas câmeras do observatório é muito difícil, segundo o coordenador Saulo Gargaglioni.

Uma das câmeras que fez a foto é do modelo All Sky, que consegue captar todo o céu com uma lente olho de peixe. Outros equipamentos ajudaram a gravar o momento.

"A imagem dessas câmeras combinada com a imagem de outras câmeras do programa de monitoramento de meteoros da rede Exoss, em parceria com o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), pode determinar a trajetória, altura, velocidade e o possível local que esse meteoro pode ser caído", explicou o coordenador.

Conforme Gargaglioni, câmeras posicionadas a 60 km podem oferecer informações detalhadas a partir de cálculos matemáticos.

O que causa um meteoro?

Meteoro é um evento luminoso provocado pela entrada de um corpo celeste na atmosfera da Terra. O objeto se desintegra durante a passagem e causa o brilho visto no ceu à noite.

Os fragmentos do meteoro, também conhecidos como meteoritos, às vezes são coletados no solo terrestre.

"Estes efeitos brilhantes podem ocorrer na atmosfera diariamente, porém a maioria dos eventos não são registrados nos céus devido à ocorrência diurna e em regiões isoladas", diz Saulo.

As imagens captadas estão sendo analisadas pelo Observatório Pico dos Dias.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE