INVASÃO AOS TRÊS PODERES

Bolsonaro quebra silêncio sobre atos terroristas: 'Coisa inacreditável'

Em Orlando, nos EUA, ex-presidente falou a apoiadores e lamentou a invasão do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e do STF

Ana Mendonça - Estado de Minas
postado em 17/01/2023 11:35 / atualizado em 17/01/2023 11:46
 (crédito: Tércio Teixeira/AFP)
(crédito: Tércio Teixeira/AFP)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) quebrou o silêncio desde os ataques terroristas em Brasília, e, na porta da casa onde está hospedado em Orlando, nos Estados Unidos, falou com apoiadores.

Na conversa, Bolsonaro admitiu que cometeu “deslizes” e “furos” de sua gestão. “Em quatro anos, todo dia era segunda-feira. Tem alguns furos? Tem, lógico. A gente comete alguns deslizes em casa, que dirá no governo. Só que em casa a gente sabe quem é o responsável. É sempre nós, os maridos.”

Ao citar os ataques do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-presidente disse que os ataques foram “inacreditáveis”.

“Lamento o que aconteceu dia 8, uma coisa inacreditável. Mas no meu governo, o pessoal aprendeu o que é política, conheceu os poderes, começou a dar valor à liberdade. Eu falava para alguns sobre a liberdade, e eles diziam que era igual ao sol, nasce todo dia, mas não é bem assim não. A gente acredita no Brasil”, afirmou.

Invasão aos Três Poderes

Vestidos de verde e amarelo, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) depredaram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) no domingo, 8/1. Estima-se que 4 mil pessoas participaram da ação em Brasília. Dois dias depois, cerca de 1.200 estavam detidas.

Inconformados com a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os bolsonaristas ocuparam os Três Poderes para pedir golpe militar. Foram quebrados objetos históricos, obras de arte, móveis e vidraças. Houve invasão a gabinetes e roubo de documentos e armas.

Após o ataque, o presidente Lula decretou intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal. Horas depois, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu afastar Ibaneis Rocha do governo do DF por 90 dias.

Na segunda-feira (9/1), Lula e representantes de todos os estados fizeram reunião pela democracia. Depois, caminharam juntos do Planalto ao STF.

Também na segunda, os acampamentos de bolsonaristas golpistas foram enfim desmontados após ordem do STF. Mais de 1,2 mil foram detidos em Brasília. Concentrações também foram desfeitas em São Paulo, no Rio de Janeiro e em outras capitais. Na maioria dos casos, sem confrontos.

Até o momento, as investigações avançam e miram os financiadores dos ataques. O governo diz que pessoas de ao menos 10 estados bancaram ataques.

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE