Questão Indígena

Ministério prepara novo edital do Mais Médicos para atender terras ianomâmi

A ideia é recrutar médicos brasileiros ou formados no exterior para atenderem de forma permanente a região dos Distritos Sanitários Indígenas (Dsei) Yanomami, que atualmente tem apenas 5% das vagas preenchidas

Tainá Andrade
postado em 22/01/2023 17:28 / atualizado em 22/01/2023 17:29
 (crédito:   Reprodução / URIHI - ASSOCIAÇÃO YANOMAMI)
(crédito: Reprodução / URIHI - ASSOCIAÇÃO YANOMAMI)

Em função da crise sanitária que se estabeleceu entre o povo ianomâmi e do preenchimento de 5% das vagas para os Distritos Sanitários Indígenas (Dsei), que possuem 37 Polos Base, o Ministério da Saúde pretende dar maior celeridade a um edital do Programa Mais Médicos para atender a região — que passa por uma crise humanitária e sanitária.

"A Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) está garantindo recursos para um edital em andamento, em que há 77 médicos alocados em Dsei. O Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami é um dos que mais carece de profissionais entre os territórios, com apenas 5% das vagas ocupadas”, explicou o secretário de Atenção Primária à Saúde, Nésio Fernandes, por meio de nota à imprensa.

“Tínhamos um edital só para brasileiros. Só em seguida que faríamos um edital para brasileiros formados no exterior e, depois, para estrangeiros. Frente à necessidade de levarmos assistência à população dos distritos indígenas, especialmente aos ianomâmi, queremos fazer um edital em que todos se inscrevam de uma única vez”, explicou o secretário.

A ideia é de que a prioridade seja para os profissionais brasileiros que se inscreverem, as vagas remanescentes irão para os brasileiros formados no exterior e, por último, se ainda houver, poderá ser ocupado pelos estrangeiros que vierem a se candidatar.

A ação foi decidida na Sala de Situação, criada na última sexta-feira (20) pelo ministério, para tratar da crise dos ianomâmi. O programa Mais Médicos foi substituído pelo Médicos pelo Brasil, na gestão passada, mas não foi suficiente para solucionar o problema de falta de mão-de-obra no interior e nas periferias das unidades federativas.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE