CONFLITO ISRAEL-HAMAS

Israel autoriza resgate de brasileiros; 1º voo deve chegar ao DF na quarta (11)

Segundo o Itamaraty, ao menos 1.700 cidadãos brasileiros pediram ajuda para retornar de Israel. 1º voo deve chegar a Brasília na quarta-feira (11/10)

O primeiro voo de Tel Aviv deve chegar em Brasília à 1h de quarta-feira (11/10). -  (crédito: Divulgação)
O primeiro voo de Tel Aviv deve chegar em Brasília à 1h de quarta-feira (11/10). - (crédito: Divulgação)
postado em 09/10/2023 19:10 / atualizado em 09/10/2023 19:34

Nesta segunda-feira (9/10), o governo de Israel autorizou que o Brasil resgate cidadãos brasileiros que estão no país. Segundo o comandante da Força Aérea do Brasil (FAB), Marcelo Damasceno, o governo brasileiro planeja buscar 900 brasileiro em Israel nos próximos dias.

O primeiro voo de Tel Aviv deve chegar em Brasília à 1h de quarta-feira (11/10); e o último, às 23h de sábado (14/10). O Itamaraty informou que a primeira aeronave que realizará a missão está em Roma, na Itália, de onde seguirá para Israel. Já o segundo avião partiu de Brasília na tarde desta segunda.

A Força Aérea Brasileira informou que ao menos 900 brasileiros sejam repatriados até sábado (14/10) durante a operação “Voltando em Paz". Os voos vão partir sempre às 18h, horário de Tel Aviv e a operação poderá ser repetida na próxima semana, caso haja necessidade.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, por meio da Embaixada do Brasil em Tel Aviv, Israel, e do Escritório de Representação em Ramalá, cidade palestina na Cisjordânia, ao menos 1,7 mil brasileiros procuraram o governo para solicitar ajuda e repatriação. Ainda segundo o Itamaraty, até o momento, três brasileiros estariam desaparecidos na região de Israel.

Os interessados no resgate são, em maioria, turistas, hospedados em Tel Aviv e Jerusalém. Eles serão acomodados em uma lista de prioridades que atenderá, em um primeiro momento, aos residentes no Brasil, sem passagem aérea.

De acordo com uma programação prévia divulgada pela FAB , serão cinco voos de repatriação, quatro deles com capacidade para 210 pessoas e um, menor, para 60 passageiros. Restarão ainda 800 brasileiros em território israelense, que podem tanto ser resgatados em ocasiões futuras ou tentar voltar por voo comercial.

O Itamaraty reitera que todos os brasileiros que tem passagens aéreas, ou que tenham condições de adquiri-las, embarquem o quanto antes em voos comerciais do aeroporto Ben Gurion, que seguem operando.

O governo brasileiro também estuda formas de retirar cidadãos brasileiros de territórios palestinos. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, há 25 brasileiros na Faixa de Gaza que entraram em contato com o Itamaraty solicitando a repatriação.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação