São Paulo

Helicóptero desaparecido em Ilhabela: entenda as buscas

15 militares do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação utilizam a aeronave SC-105 Amazonas para sobrevoar a região e tentar localizar o helicóptero que desapareceu na véspera de ano-novo

Helicóptero -  (crédito: SPACEDEZERT/Unsplash)
Helicóptero - (crédito: SPACEDEZERT/Unsplash)

Um helicóptero desapareceu no último domingo (31/12), após decolar de São Paulo com destino a Ilhabela, no litoral norte do estado. Havia quatro pessoas a bordo e, segundo informações da Polícia Militar, o último contato com a aeronave, de matrícula PR-HDB, ocorreu às 15h10.

Nesta terça-feira (2/1), as buscas pelo helicóptero no litoral de São Paulo estão sendo feitas pelo Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV), da Força Aérea Brasileira (FAB), especializados em realizar ações de busca e salvamento de aeronaves e embarcações desaparecidas em todo o território nacional. O esquadrão atua, nesta missão, com a aeronave SC-105 Amazonas. A bordo, estão 15 tripulantes especializados, informou a FAB.

A aeronave utilizada pelo 2º/10º GAV possui um radar capaz de realizar buscas sobre terra ou mar, com alcance de até 360 quilômetros. Um sistema de comunicação via satélite também permite o contato com outras aeronaves ou centros de coordenação de salvamento, mesmo em voos a baixa altitude.

A aeronave ainda conta com um sistema eletro-óptico de busca por imagem e por espectro infravermelho. Isso permite realizar buscas pelo calor, detectando, por exemplo, uma aeronave encoberta pela vegetação ou uma pessoa no mar.

“Com capacidades avançadas e tecnologia de ponta, o SC-105 Amazonas tem definido padrões para missões de busca e salvamento, servindo como uma plataforma robusta para operações SAR”, finalizou a FAB.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 02/01/2024 16:05
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação