RODOVIAS

PRF restringe circulação de veículos pesados em 20 dias de 2024

Durante carnaval, semana santa e celebrações de fim de ano, o tráfego em pistas simples ficará restrito somente a veículos dentro das dimensões previstas

Veículos pesadas não poderão circular em pistas simples por 20 dias de 2024 -  (crédito:  Leandro Couri/Estado de Minas)
Veículos pesadas não poderão circular em pistas simples por 20 dias de 2024 - (crédito: Leandro Couri/Estado de Minas)
postado em 17/01/2024 15:54

Em portaria publicada nesta quarta-feira (17/1), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou o calendário de restrições para o tráfego de veículos pesados em rodovias de pista simples. A medida publicada no Diário Oficial da União (DOU) é válida Combinações de Veículos de Carga (CVC), Combinações de Transporte de Veículos (CTV) e Combinações de Transporte de Veículos e Cargas Paletizadas (CTVP), como caminhões-cegonha. Entram na lista de restrições 20 dias de feriados e celebrações em 2024.

Segundo a resolução, serão restringidos os veículos que excedam pelo menos uma das dimensões previstas: 2,6 metros de largura, 4,40m de altura, comprimento total de 19,80 metros e Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de até 58,5 toneladas. O objetivo da restrição é evitar o aumento de acidentes nos feriados.

O tráfego ficará limitado durante o carnaval, de 9 a 14/2, entre quinta (28/3) e domingo de páscoa (31/3), além do feriado e ponto facultativo de Corpus Christi (29 e 30/5 e 2/6). No segundo semestre do ano, a restrição vale para o feriado da proclamação da república (15 e 16/11). Os dias 24 e 25 de dezembro, bem como 31 de dezembro e 1º de janeiro, também aparecem na lista. Apenas Acre, Amazonas, Amapá, Pará e Roraima não vão ter nenhuma data de restrição.

Em Rondônia, o tráfego em pistas simples será controlado somente no natal e ano novo. Já na região nordeste, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte terão mais datas, com as restrições nos dias 21, 22 e 24 de junho, período de festas juninas.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->